terça-feira, 1 de setembro de 2020

O Caminho para Deus.



Eu sou o caminho, a verdade e  a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim. (João 14.6)

Introdução. 
 Há um ditado popular que diz: "Todo caminho leva a Deus". Mas,o único caminho para chegarmos a ele é Jesus Cristo e não há outro.

  O contexto do texto base dessa mensagem, narra Jesus dando as suas últimas instruções aos seus  discípulos antes de sua morte. Ele diz que voltará para o Pai, que irá preparar lugar na casa do Pai, e que voltará para buscá-los; ele diz também: vós conheceis o caminho para onde eu vou(v.4).
 E, Filipe, perguntou: ...como podemos conhecer o caminho? E, Jesus lhe diz: Eu sou o Caminho... Quando Jesus se compara ao caminho, ele está dizendo que ele é o acesso, que só através dele se pode chegar a Deus Pai.  
 E, para chegarmos lá há muitas dificuldades a serem vencidas, mas, Jesus Cristo, através do Espírito Santo nos capacita a rompê-las e vencê-las. 
   O caminho para Deus, é um caminho estreito. Em Mateus 7.13,14, Jesus diz: Entrai pela porta estreita. Pois larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz para a perdição, e muitos são os que entram por ela. Mas, estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que à encontram. 
Jesus  diz no texto acima, que não há facilidade para seguí-lo, são muitas  lutas, muitas perseguições, muitas tentações... que tentarão nos tirar do caminho, nos fazer desistir dele. Mas, se queremos a salvação de nossa alma, precisamos trilhá-lo, pois só ele nos conduz a vida eterna.
  O caminho para Deus é um caminho aberto. Em Isaías 60.11, diz: As tuas portas estarão abertas de contínuo, nem de dia, nem de noite se fecharão. E, Jesus diz: Eu sou a porta. Todo aquele que entrar por mim salvar-se-á. Vemos nestes textos que o acesso para Deus através de Jesus Cristo está continuamente aberto; através dele todos poderão se salvar, não importa quem seja, não importa sua condição social, étnica... ou moral; se a pessoa se arrepender, se humilhar e buscar a Deus através  de Jesus Cristo, ela poderá  entrar e chegar a Ele.
  O caminho para Deus é um caminho novo e vivo. Na velha aliança ou Velho Testamento, para se entrar no Santo dos Santos, ou seja, um lugar central e principal do Tabernáculo, aonde Deus se fazia presente, onde a Arca da Aliança ( que representava a presença de Deus) estava, só o sumo sacerdote, uma vez por ano, podia entrar para interceder pelos pecadores; isso, depois de oferecer sacrifícios a Deus por si mesmo e depois pelo pecado do povo. 
Mas, Deus Pai nos deu um novo e vivo caminho para nos fazer chegar a ele, o maioral dos sumos sacerdotes, Jesus Cristo seu Filho, e, através de seu sacrifício todos nós podemos chegar ao Santo dos Santos que é Deus. 
 E, para chegar ao Santo dos Santos, não é preciso fazer penitências, auto flagelação... e muito menos pagar indulgências; também não são as obras de caridade... e nem as religiões. Isso não nos leva a Deus, só é preciso  buscá-lo através de Jesus Cristo. 
  Talvez, você tem procurado nas religiões, nas obras de caridade... um meio de se chegar a Deus Pai, mas, dessa forma não o achará e não chegará. O único jeito de se chegar a ele é  Jesus Cristo, não há outro caminho, ele é o novo e vivo caminho.
  O caminho para Deus é um caminho Santo e seguro. Em Isaías 35. 8,9, diz: ...Ali haverá  bom caminho, que se chamará o Caminho Santo... Quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco. Este texto fala de um Caminho Santo e seguro, e esse caminho é Jesus Cristo; e diz também o texto que não haverá leão nesse caminho; o leão representa perigo, ou seja, caminho perigoso, mas, quem trilhar pelo Caminho que é o Senhor Jesus estará seguro, pois nele há segurança, quem trilhar por esse caminho  não errará; nem mesmo o louco errará, pois ele nos guia na direção certa. 
 Jesus Cristo é o único caminho seguro para sua alma, nos outros "caminhos " , ou seja, as religiões, os líderes religiosos... não há segurança. A palavra de Deus diz que, há caminhos que para o homem parece direito, mas, o fim deles é morte( Provérbios 14. 12). Toda religião... ou lider religioso que apresenta  outro meio de se chegar a Deus Pai, não sendo por Jesus, é caminho perigoso e de morte, pois não prega a verdade segundo Jesus  Cristo.
 O caminho para Deus é um caminho único.  O ditado popular que diz, que "todo caminho leva à Deus"  é  mentiroso; pois Jesus diz que ele é o único caminho. Jesus diz: Eu sou o caminho..., ele  não diz que é um dos caminhos, mas o caminho, ou seja, não há outro meio ou caminho para o qual possamos chegar a Deus. 
  Se tu tens  procurado Deus, procurado segurança espiritual e física... e, se tu tem procurado certeza de sua eternidade em outros caminhos, isto é, nas religiões, nas filosofias... e nos líderes religiosos; você não achará. Mas, se buscares em Jesus, com certeza tu encontras e irás ao Deus Pai, e estarás seguro.

Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus!

Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus. 
Em:30/06/2020.
Título e tópicos: Bíblia da Pregadora. 
Desenvolvimento: Sandra Moura. 

 
  

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...