segunda-feira, 2 de março de 2020

Avivamento: Transformação de Comportamento.

Então, Elias disse a todo povo: Chegai-vos a mim. E todo povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do Senhor, que estava em ruínas. (I Reis 18.30).
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12. 2).

Introdução. 
 Uma pessoa avivada mantém o "altar" de sua vida erguido e abastecido com o Espírito Santo para oferecer-se como sacrifício vivo a Deus, através de seu culto à ele. Ela não anda conforme este mundo, mas, conforme a vontade de Deus. 

 No texto base dessa mensagem, mostra o profeta Elias reparando o altar de sacrifício a Deus diante do povo de Israel e dos profetas de Baal. Naquele tempo o rei Acabe, rei de Israel, fazia o que era mal aos olhos do Senhor Deus, diz a história que ele fizera pior do que seus antepassados, e pra piorar mais a situação, casou -se com Jezabel uma mulher idólatra e profetiza de Baal.
 Acabe foi considerado um dos piores reis de Israel, pois ele deixou o sacrifício à Deus, deixou que o altar do sacrifício à Deus fosse destruído e levantou postes ídolos de deuses de pau e de pedra, e os adorou, e serviu a eles. Com isso a maior parte do povo de Israel também foi levado a idolatria. 
 Além de tudo isso, Acabe permitiu que sua mulher mandasse matar os profetas de Deus. Por causa disso, Deus os puniu fazendo que por três anos e meio não chovesse, e nem orvalho caía durante a noite. Houve uma grande seca, fome e os rios secaram trazendo com isso um grande sofrimento. 
 E, no texto base dessa mensagem mostra Elias fazendo uma disputa entre ele e os profetas de Baal,  ambos fizeram para si um altar, e o deus que respondesse por meio de fogo, esse que era Deus. Elias restaurou o altar de sacrifício, de adoração  a Deus,  e Deus recebeu o seu sacrifício mandando fogo do céu e consumindo o holocausto. Com isso todo povo de Israel que estava coxeando entre dois pensamentos,  ou seja, adorava a Deus, mas também adorava a Baal, se prostraram e declararam, dizendo: Só o Senhor é Deus, só o Senhor é Deus!
 No passado, Deus mandou que construísse um altar para oferecer sacrifícios à ele. E, diz o texto de Levítico 6. 12, 13, que o fogo do altar deveria estar sempre aceso, os sacerdotes tinha que abastece-lo sempre, com lenha, pois o fogo do altar não podia se apagar. 
 O rei Acabe, descumpriu essa lei, ele deixou que o fogo do altar fosse apagado, e que o altar fosse destruído e por muito tempo não havia mais sacrifícios e adoração a Deus. Deus não se fazia mais presente naquele lugar pois o seu nome não era mais exaltado. 
 Hoje, neste contexto,  o altar somos nós, a lenha, é a nossa santificação, a nossa comunhão com Deus nosso Senhor Jesus Cristo através da oração, da leitura da palavra de Deus, da obediência à essa palavra... E,  o fogo, é o Espírito Santo; e assim como o fogo do altar, do passado não podia se apagar e tinha que estar sempre abastecido, o nosso "altar ", que é a nossa vida, tem que estar sempre abastecida e cheia do fogo de Deus que é o Espírito Santo, pois é dessa forma que Deus quer.
Deus quer ver a nossa vida transformada, e que o mundo o vejam através de nós. Não devemos andar conforme este mundo, tal qual o povo de Israel estava andando; temos que transformar esse mundo com nossa mente renovada e transformada pelo Senhor (Romanos  12.2). Temos que mostrar para esse  mundo que só o Senhor é Deus, e que não há outro além dele.
 Mas, infelizmente,  na vida de muitos do meio do povo de Deus, o 
" altar" espiritual já está em ruínas, foi derrubado e destruído. Não levam mais uma vida de sacrifício e adoração a Deus, o fogo do Espírito já se apagou. Elias, restaurou, concertou o altar de Deus para que Deus fosse novamente exaltado, adorado; assim como, muitos dentre o povo de Deus precisam restaurar, consertar o seus "altares", ou seja, as suas vidas diante de Deus, para que ele mande do seu fogo, que é o Espírito Santo, e essas pessoas voltem a arder de sua presença. 
 Muitas dessas pessoas querem ser abençoadas,  mas, como serão se suas vidas não louvam mais à Deus, se suas vidas espirituais estão em ruínas? Dessa forma não podem ser abençoadas,  pois o que Deus tem reservado para os rebeldes e desobedientes é punição, assim como, foi com Acabe. Mas, Deus espera que essas pessoas se arrependam e se tornem para ele, para que venham experimentar a boa, agradável e perfeita vontade Deus; pois essa é  a vontade dele pra essas pessoas.
 Deus é bom, é amor, é misericordioso...mas,  também é fogo consumidor, ou seja, ele é justo e dará a cada um segundo a sua obra. Ele não mudou, ele é  o mesmo eternamente. Que possamos estar sempre com o nosso "altar" da adoração, da comunhão... erguido, abastecido e cheio do Espírito Santo. Para que possamos estar sempre avivados e vivendo uma vida que agrade a Deus. 

  Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus!

Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus. 
Em:25/04/2017.
Autora: Sandra Moura.
 

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...