quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Bem por mal, Amor aos Inimigos

A ninguém torneis mal por mal.(Romanos 12.17a)
Eu, porém, vos digo: Amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, 
para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. (Mateus 5. 44, 45a)


Introdução.
Muitas das vezes o homem pensa que o seu inimigo virá de fora, de pessoas que não tem nada a ver com ele. Quando derrepente, se surpreende com um inimigo dentro de sua própria casa; como agir diante dessa situação? O Espírito Santo vai nos ensinar através desta mensagem.


Quando pensamos em inimigo, pensamos naquela pessoa má que vai nos fazer mal e até nos agredir, e geralmente achamos que esse inimigo só virá de fora, quando, derrepente, nos surpreendemos com inimigos dentro de nossa própria casa. O Senhor Jesus diz em sua Palavra: "Assim, os inimigos do homem serão os seus próprios familiares"(Mateus 10.36).
  Inimigos, também são todos aqueles que se opõem totalmente a você e tudo aquilo que você acredita ou faz, principalmente no que diz respeito a sua fé. Então, eles se levantam contra você, te perseguem, te afrontam e te fazem sofrer; o que fazer diante dessa situação? O Senhor Jesus nos ensina que devemos amar e orar por eles, que devemos pagar o mal com o bem; todavia você deve esta pensando: "isso é muito difícil ou até mesmo impossível," é difícil, mas, não é impossível; com a ajuda do Espírito Santo conseguimos essa proeza. 
 O próprio Senhor Jesus nos deixou exemplo disso, quando seus algozes o crucificaram, ele disse: "Pai, perdoa-os eles não sabem o que fazem"(Lucas 23.34). Talvez você esteja pensando: "mas, Jesus, era Jesus, isto é, ele era o Filho de Deus, era Deus..." você está certo, Jesus era 100% Deus e 100% homem, mas, naquele momento, era o homem Jesus que estava sofrendo, sendo martirizado. 
 Temos na Bíblia exemplos de vários homens como nós, pecadores como nós, que fizeram o mesmo que Jesus fez, isto é, pagaram o mal com o bem. Amaram, perdoaram e oraram pelos seus inimigos. Vamos falar de dois deles: 
 O primeiro deles foi José, quem não conhece a história de José do Egito, que foi odiado, desprezado pelos seu próprios irmãos por inveja, que foi perseguido, maltratado e vendido como escravo pelos seus irmãos. Por causa disso José com aproximadamente 17 anos, foi arrancado do seio de sua família, cresceu longe de seu pai que tanto amava, foi preso injustamente, como diz o ditado popular:" José comeu o pão que o diabo amassou," mas, ele não guardou ressentimentos, mágoas em seu coração, por ele ser parecido com o seu Deus, Deus o honrou, de escravo passou a ser governador do Egito e, quando se deparou com seus irmãos, ele os perdoou e os abençoou.
 O segundo exemplo foi o de Estêvão, o primeiro mártir da Igreja primitiva, quando estava sendo assassinado, apedrejado, ele orou por seus algozes dizendo: "Senhor, não lhes imputes(responsabilizes) este pecado" (Atos 7.60).
 Estes homens, movidos pelo Espírito de Deus conseguiram este ato heroico, e eles não eram melhores que nós, nós não somos piores que eles, se eles conseguiram agir assim, nós conseguimos também. Basta pedirmos a Deus, a capacidade para isso e Ele nos capacita; pois essa é a vontade de Deus, e precisamos disso para mostrarmos que somos filhos de Deus e  perfeitos como Ele é.
 Pois, o Senhor Jesus nos deu esta ordem dizendo: " Amai os vossos inimigos... fazei o bem... emprestai sem nada esperardes. Então será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é benigno até para com os ingratos e maus" (Lucas 6.35). "Sedes, vós, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai que está nos céus"(Mateus 5.48). "Como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes também"(Lucas 6.31).
 Caroª leitorª, talvez você tem sido perseguido, afligido e maltratado pelos seus próprios familiares. E, você tem sentido que o seu amor por eles tem se esfriado e, a mágoa, o ressentimento tem tomado conta do seu coração; o Espírito de Deus te diz hoje: " Não deixe que esses sentimentos permaneçam  em seu coração, liberte-se desses sentimentos, esses sentimentos vão acabar com você, busque a libertação em Jesus Cristo, e pessa a Ele capacidade para amar, perdoar e orar por seus inimigos, e ele lhe dará essa capacidade."  
 Faça como Estêvão fez, ele não responsabilizou aquelas pessoas pelo pecado que cometiam contra ele, pois ele sabia que aquelas pessoas estavam sendo influenciadas por Satanás. A própria Palavra diz que: " A nossa luta não é contra a carne  e o sangue, isto é, contra as pessoas, mas sim, contra Satanás e seus demônios"( Efésios 6.12). 
 Amadoª leitorª, você não está só nesta batalha, Deus é contigo," Ele é o socorro bem presente na hora da angustia" (Salmos 46.1). Mostre através do amor e da oração pelos que  te perseguem, que você é filhoª de Deus e será grande o seu galardão(recompensa) no céu. 

Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus!


Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.
Em: 22/11/2010.
Autora: Sandra Moura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...