segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"As provações"



"Meus irmãos,tende por motivo de grande gozo o passardes por provações. Sabendo que a prova da vossa fé desenvolve a perseverança."(Tg.1.2,3)

Introdução.
A palavra de Deus diz:"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Daqueles que são chamados segundo o seu propósito.(Rm.8.28)
O Espírito Santo vai nos nos falar hoje o porque das provações em nossas vidas e, qual o propósito delas.
 

No texto que lemos diz que devemos ter grande gozo(satisfação) ao passar por provações, se você falar essas palavras para pessoas que não conhecem esse texto ou não conhecem a Palavra de Deus, elas vão lhe dizer:"Você está loucoª!" E vão perguntar:Como podemos ter satisfação no sofrimento?, estas pessoas não estão de todo erradas, pois a aflição dói, trás tristezas.
Mas quando passamos a ter o conhecimento da Palavra de Deus e atingimos a maturidade isto é, deixamos de ser meninos na fé, passamos a compreender que as adversidades nos trás grandes benefícios. E por que Deus permite que o mal venha sobre nossas vidas? E qual o propósito de tudo isso? Esta é a pergunta de muitas pessoas, e outrora foi minha também. A Palavra de Deus nos trás respostas, pois Deus não nos deixa confundidos.

Vamos ver a seguir qual o propósito da provação, na vida do crente fiel. São eles:
1. O primeiro propósito(objetivo) da provação na vida do crente fiel é, desenvolver a "perseverança":Na tribulação ou provação, a pessoa desenvolve esta característica por causa da sua fé em Deus, ela sabe que Deus lhe dará a solução, por isso ela permanece firme e constante, ela não desiste, e por causa desta perseverança ela alcança a vitória. Há na Bíblia, vários exemplos de pessoas, que perseveraram na fé em Deus e venceram, como foi o caso de Bartimeu, Ana, Abraão e muitos outros.
O segundo propósito da provação na vida do crente fiel é, produzir "experiência": É nas adversidades que passamos a ser experientes, uma pessoa experiente é uma pessoa que já passou por muitas coisas na vida e se tornou hábil naquilo e, pode aconselhar, ajudar outras pessoas a superarem seus problemas, por que ela sabe como é e como sair do problema.
E isso, não é um motivo de grande gozo, de grande satisfação, o fato de você poder ajudar alguém?
O terceiro propósito da provação na vida do crente fiel, é que, ela trás para nós "intimidade com Deus": É no momento de provação, que mais nos aproximamos de Deus e de sua Palavra e, quanto mais você o busca, mais intimidade você tem com Ele e mais conhecimento você tem Dele, e essa é uma das maiores alegrias que o homem pode ter:"O conhecimento da pessoa de Deus." Porque quando você o conhece, você sabe como Ele é, e como Ele age, e você fica tranquilo sabendo que Ele vai lhe tirar desta situação.

Temos na bíblia, exemplos de pessoas que em meio as provações, reconheceram, que passaram a conhecer Deus nas provações. O primeiro foi Jó, ele reconheceu que com os ouvidos ouvira falar de Deus, mas agora ele o vê com os seus olhos isto é, ele passou a conhecer a Deus porque o viu em sua vida.(Jó.42.5)
Um outro exemplo, foi o do apóstolo Paulo, falando das provações que passava por causa do evangelho, ele disse:..."Porque eu sei em quem tenho crido e, estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia."(II Tm.1.12)

2.Veremos também,qual o propósito da provação na vida do crente infiel.
O primeiro propósito(objetivo) na vida dessas pessoas é o "castigo." O castigo é uma ação do amor de Deus, é também um modo de demonstrar o seu amor por nós. Ele diz em sua Palavra:"Reconhece pois que assim como um homem castiga seu filho, assim também te castiga o Senhor teu Deus."(Dt.8.5) Estas palavras, foram ditas para o povo de Israel, que vivia desobedecendo á Deus e virando ás costas para Ele, indo após outros deuses. E o Senhor Deus compara o seu amor e o seu cuidado no que diz respeito a disciplina, como o amor e o cuidado que um pai de família tem por seus filhos.

O castigo é para que haja uma correção, para que haja arrependimento e a pessoa entre no eixo, se acerte, mude de comportamento e se volte para Deus. O Senhor Jesus diz:"Eu repreendo e castigo a todos quanto amo. Portanto ser zeloso e arrepende-te."(Ap.3.19)
3.Fé provada:
Muitas das vezes, as pessoas se tornam impacientes na provação, achando que Deus o esqueceu, que está demorando a sua resposta, mas isso também é um teste, uma prova de Deus, Ele está testando a coragem e a fé da pessoa, no versículo 2 do capítulo que lemos diz:"...Sabendo que a prova da vossa fé..." Há um hino que diz: "Cada vez que a minha fé é provada,Tu me dás a chance de crescer um pouco mais..." Em Tiago 5.7 diz:"Sede pois irmãos, pacientes até a vinda do Senhor...O lavrador espera com paciência o fruto da terra...Sede vós também pacientes e fortalecei os vossos corações..." Precisamos esperar pacientemente pelo Senhor como fez Davi, ele disse:"Esperei com paciência pelo Senhor e, Ele ouviu o meu clamor."(Sl.40)
Jesus disse:"No mundo tereis aflições,mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo."(JoJr.1.12)
Queridos, o Senhor nosso Deus, tem o tempo certo para cumprir as suas promessas em nossas vidas. E Ele está dizendo para você hoje:"Não se preocupe, Eu sei o pensamento que tenho a vosso respeito.Pensamento de paz e não de mal, para vos dá uma esperança e um futuro. (Jr.29.11)
Creia em Mim, persevere e Eu te darei a vitória!" Você crê, nesta palavra?, se é assim, então você já é um vencedor, uma vencedora em nome de Jesus.

 "Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus!"



Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.
EM:16/09/09.
Autora:Sandra Moura.






"Jesus te ama.Ele é o caminho para a sua salvação e para sua felicidade!"

"Procure uma igreja evangélica mais próxima de sua casa."





12 comentários:

  1. Graça e paz, Sandra!
    “Andando” por aí cheguei até o seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
    Já estou te seguindo e aos poucos venho conhecer mais os seus textos.
    Só não dá acreditar que vc é avó - rsrs - é sério????
    Será uma honra te receber no pastoragente.blogspot.com, e se quiser segui-lo vai ser uma alegria pra mim.
    No blog conto da forma mais realista e divertida possível as realidades, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
    Fique na paz. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Irmã.
    Conheci através do meu Pastor e venho lhe apresentar
    É a AFTB.
    Para aquisição de Casa Própria sem Juros.
    A AFTB - Associação Frutos da Terra Brasil - é uma organização sem fins lucrativos, oficialmente reconhecida pelo Governo Federal como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que incorpora a responsabilidade social em todas suas ações.
    1 – Sem Juros.
    2 – Sem entrada.
    3 – Sem comprovação de renda.
    4 – Financiamento de 100% do imóvel.
    5 – Financiamento em até 30 anos.
    6 – Sem consulta Serasa, SPC.
    Eu DESAFIO você a fazer as investigações que julgar necessárias antes da sua inscrição – foi isso que fiz para me sentir à vontade para recomendar esse projeto social . A conclusão que cheguei é que vale a pena. O produto da AFTB é tão bom, que foi NOTÍCIA no RedeTV! News, que é o principal telejornal da RedeTV!Sbt! e vários meio de comunicação.
    Se você achar que é uma benção.
    Para se cadastrar acesse a minha página na aftb.

    http://www.redeaftbrasil.com.br/conhecaaftb

    MEU Código é: 042886
    Qualquer duvida adiciona meu msn prdenobrega@hotmailcom

    Site: www.aftbrasil.org.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Fiquei curioso pra conhecer essa denominação pentecostal batista o batista pentecostal, enfim. Se puder mande-me um e-mail ou entre no meu blog. http://discutindoabiblia.blogspot.com
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo blog já estou seguindo, provações acredito que não exista lição mais profunda e marcante na vida do crente do que os vales e desertos.

    ResponderExcluir
  5. Deus abençoe.. fui abençoado com a sua palavra. amém

    ResponderExcluir
  6. Deus te abençoe sempre!!!

    ResponderExcluir
  7. graça e paz.
    esta palavra faloutremenda mente comigo
    que Deus continue abençoando a senhora
    e que ele a lhe dê tudo aquilo que a senhora precisar !!!!
    fique com Deus

    ResponderExcluir
  8. deu e fiel http://www.facebook.com/vagne.pires

    ResponderExcluir
  9. Oi Sandra, estava a procura de uma mensagem simples e objetiva sobre provação e encontrei seu blog. Também tenho um que deixo o link aqui para que você possa acompanhar algumas coisas que eu tenho recebido de Deus. tvuncaogospel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. obrigado essa palavra me ajudou muito sei que Deus esta comigo em tudo
    que faço vou ficar persistindo na minha vitória mesmo em meio a dor e a provação.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por essa mensagem, ajudou muito em minha vida, com sua permissão vou compartilhar estas palavras direcionadas por Deus a outras pessoas que assim como eu estão necessitando de uma palavra dessas

    ResponderExcluir