sexta-feira, 30 de março de 2012

Os Três Inimigos do Homem


 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as artimanhas do diabo.
 Porque não temos que lutar contra sangue e carne, mas contra  principados, contra potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as hostes espirituais da maldade nas regiões celestes.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.(Efésios 6 11-13)


Assunto: Batalha Espiritual.


Introdução.
 O homem trava uma batalha diária contra sua vida, e esta batalha chama-se: Batalha Espiritual. São três os inimigos que o homem tem de enfrentar diariamente, vinte quatro horas por dia, a saber: a carne, o diabo e o mundo. E como vencê-los? Falaremos nessa mensagem a maneira de como vencer esses inimigos.


  O primeiro inimigo do homem é a carne, isto é, a nossa natureza carnal e pecaminosa, que só deseja o que é mal. Quando Deus fez o ser humano, Ele o fez puro, isto é, sem pecado, o homem e a mulher, no caso Adão e Eva eram como crianças no seu estágio de inocência, não tinham noção do bem e do mal, eles andavam nus e não sabiam o que era nudez e não tinham vergonha um do outro nem do próprio Deus que ao cair da tarde os visitava. Depois da queda, isto é, depois que caíram em pecado, aquele estado de pureza acabou dando lugar ao mal, e a primeira coisa que notaram é, que estavam nus e sentiram vergonha.
  A partir do pecado, o homem passou a travar uma guerra do bem contra o mal, pois ele passou a ter uma natureza carnal e pecadora por ter feito a vontade do diabo, e nós herdamos isso e também temos que lutar todos os dias contra os desejos carnais e as tentações do diabo que nos levam a destruição e morte espiritual. A palavra de Deus diz que há uma guerra no nosso interior, "a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito o que é contrário a carne"(Gálatas 5.17); isto é, a nossa carne só deseja o que desagrada a Deus, e para vencê-la temos que fazer o que a palavra de Deus diz: "Andai no Espírito, e não satisfareis a vontade da carne."(Gálatas 5.16). 
 Andar no Espírito é seguir os caminhos, os mandamentos de Deus, isto é, obedecê-los; é negar a si mesmo dizendo não para os desejos carnais, agindo assim, conseguiremos vencer esse inimigo.
  O segundo inimigo do homem é o diabo, a palavra de Deus o denomina como: dragão, serpente, acusador, tentador, maligno, enganador, adversário... o diabo nutre um ódio muito grande do homem, o seu intento diário é destruí-lo, ele tenta fazer isso através do pecado, pois ele sabe que é a única forma de afastar o homem de Deus, pois do contrário ele não consegue destruí-lo, pois este, está sob a proteção de Deus. Quando o homem anda de acordo com a palavra de Deus o maligno não lhe toca, a palavra de Deus diz: " Sabemos que todo aquele  que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda Aquele que nasceu de Deus, e o maligno não lhe toca."(I João 5.18)
  Para vencer esse inimigo é necessário revesti-se da armadura de Deus, a armadura protege o soldado de todo material bélico nocivo a sua vida; a palavra de Deus diz: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo."(Efésios 6.11) Temos que nos revesti da justiça, da verdade, na preparação do evangelho da paz, tomar sobretudo o escudo da fé com o qual podereis apagar todo os dardos inflamados do maligno, tomar o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orar em todo tempo, com toda oração e súplica no Espírito; devemos vigiar nisso com toda perseverança e súplica pelos santos.(Efésios 6 10-18) Essa é a armadura de Deus.
  Para vencer o diabo precisamos também resisti-lo, isto é, não ceder as suas tentações, fazemos isso quando nos submetemos a Deus; a palavra de Deus diz: "Sujeitai-vos pois a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4.7). O diabo vai nos tentar o máximo que puder pois ele é perseverante nos seus intentos, mas se agirmos como manda a palavra de Deus sairemos vitoriosos e o diabo não terá outra opção a não ser o de fugir de nossa presença; tal, qual, aconteceu com o Senhor Jesus quando foi tentado pelo diabo no deserto, o Senhor Jesus o venceu pelo poder da palavra de Deus.  
  O terceiro inimigo do homem é o mundo, quando falo de mundo, não me refiro ao planeta Terra, e sim a sociedade isto é, o meio em que vivemos; vivemos num mundo corrompido a onde o diabo impera, cheio de corrupção, maldade, violência, imoralidade,etc, e temos que tomar cuidado para não nos contaminar com este mundo, temos que viver como vive a garça, ela pisa na lama mas não se suja, ela consegue se manter branquinha, limpinha. No mundo além do pecado há também as tribulações, as perseguições, as dores... o próprio Senhor Jesus disse que no mundo teríamos aflições, isto é, passaríamos por momentos difíceis, mas Ele disse que tivéssemos bom ânimo, isto é, que não perdêssemos a coragem pois ele venceu o mundo.
  Se o Senhor Jesus estiver em nós venceremos também,  pois Ele nos ajudará. Para vencermos esse inimigo precisamos estar ligados em Jesus, isto é, permanecer Nele pois só Ele nos garante a paz(descanso); a palavra de Deus diz: " Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá, não se turbe o vosso coração nem se atemorize."(I João14. 27). Quando temos Jesus em nosso coração, mesmo vivendo num mundo caótico como esse em que vivemos, conseguimos ter paz, isto é, tranquilidade em nosso coração pois só Jesus pode nos proporcionar isso; Ele nos tranquiliza dizendo: "Não fiquem preocupados, tristes... não tenham medo."
  Queridos, o Senhor Jesus nos garante a vitória através da nossa fé Nele, a palavra de Deus diz: "...Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé."(I João 5.4b). Amados, vimos nessa mensagem que temos muito que lutar, que nossos inimigos são ferrenhos, mas com Deus nosso SENHOR e através da nossa obediência a sua palavra, nos revestindo diariamente da armadura de Deus conseguiremos vencê-los em nome de Jesus.


    "Que Deus te abençoe ricamente e te dê a paz!"


Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.
Em:07/03/2012.
Autora: Sandra Moura.
Assunto:Extraído da revista Nº 8 - Ano 2-  da E.C.G.    

8 comentários:

  1. eu oro para que essa mensagem seja eficiente sem seu objetivos de levar a palavra do Senhor que Deus te abençoe..
    se der segue ou vista :D
    http://botefee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Linda mensagem , ,gostei muito , ,tava precisando exatamente disso.

    ResponderExcluir
  3. Bela mensagem. e uma luta constate, mas venceremos por Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Estava precisando dessa mensagem.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...