segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Como Enfrentar o Sofrimento e a Perseguição


Ó Deus do meu louvor, não te cales, pois a boca do ímpio e a boca fraudulenta, estão abertas contra mim; têm falado contra mim uma língua mentirosa.
Cercam-me com palavras odiosas, e pelejam contra mim sem causa.
Em paga da minha amizade me acusam,
mas eu sou um homem de oração.
(Salmos 109. 1-4) Salmo de Davi.

Introdução.
Diante do sofrimento e da perseguição muitas das vezes nos sentimos impotentes. Mas, para vencer-mos precisamos olhar para o nosso alvo, que é Jesus, o autor e consumador da nossa fé.

  Para enfrentar o sofrimento e a perseguição é preciso ser um homem e uma mulher de oração. Davi diante das dificuldades, dos sofrimentos e das perseguições que enfrentou não usou de outro subterfúgio a não ser o da oração, ele sabia que através da oração seria socorrido, ajudado por Deus; não tem outra maneira para se chegar a Deus e assim fazer seus pedidos a não ser pela oração, a oração é a nossa comunicação com Deus. 
 O rei Davi venceu todos os seus inimigos porque era um homem de oração. O próprio Deus nos adverte a orar, ele diz: "Clama a mim e responder-te-ei. E anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes."(Jeremias 33.3)
  Para enfrentar o sofrimento e a perseguição é preciso ser humilde. A humildade de espírito, isto é, um coração humilde chama a atenção de Deus; precisamos nos humilhar diante de Deus e reconhecer que sem Ele não somos nada, não conseguiremos nada. Há pessoas que acham que são auto-suficientes, que são capazes de vencer o mal, a adversidade sozinhas e não têm a humildade de se chegar a Deus e pedir socorro; Jesus disse:"Sem mim nada podeis fazer".(João 15.5b)
  Para enfrentar o sofrimento e a perseguição é preciso ser manso. Muitas das vezes as pessoas querem devolver a afronta que sofrem da mesma forma, tem crente que diz: "Mexeu comigo levou! Sou convertido, mas a minha mão não é! E, não é isso que Jesus nos ensinou; Jesus nos diz:"Se alguém bater em sua face oferece a outra", isto é, não revide, não vá rolar no chão em pancadaria, isso não fica bem para um cristão, simplesmente engula a seco a afronta, saia de perto se possível, pessa a Deus forças para não revidar e deixe que Deus fará justiça por você.
Jesus diz que os mansos herdarão a terra, isto é, será abençoado, receberá a herança de Deus que é a Canaã Celestial, o Céu; agindo assim com certeza seremos consolados e abençoados.(Mateus 5.3-5)
  Para enfrentar o sofrimento e a perseguição é preciso aguardar com paciência aquilo que se espera. A palavra de Deus diz: "Mas se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos."(Romanos 8.25). O salmista Davi falou: "Esperei com paciência pelo Senhor...e ele ouviu o meu clamor."(Salmos 41.1), o rei Davi diz neste Salmo que ele esperou com paciência pelo tempo do Senhor e Ele atendeu o seu clamor. 
 Muitas das vezes queremos que Deus resolva os nossos problemas e, que responda as nossas orações no nosso tempo, e, não é assim que funciona, é na hora e no tempo determinado por Deus, pois Ele é o nosso Senhor e não ao contrário, Ele é quem manda.
  Para enfrentar o sofrimento e a perseguição é preciso não desfalecer, isto é, não enfraquecer. Não podemos permitir que a fraqueza espiritual tome conta do nosso coração, precisamos buscar a força de Deus para a nossa vida através da oração, do jejum e da meditação da Palavra de Deus, pois Ele é a nossa força! A palavra de Deus diz: "Tudo posso naquele que me fortalece!
(Filipenses 4.13). A palavra de Deus também diz: "Se te mostras fraco no dia da angustia, quão pequena é a sua força."(Provérbios 24.10).
  E para não desfalecermos no momento do sofrimento e da perseguição é preciso olhar para Jesus. Jesus Cristo é o nosso alvo, ele é o autor e consumador da nossa fé. A palavra de Deus diz:"...olhando firmemente para Jesus, o autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a ignomínia(infâmia), e está a destra do trono de Deus. Considerai aquele, Jesus, que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas."(Hebreus 12.2,3). O Senhor Jesus disse:"O discípulo não é melhor ou maior que seu Mestre..." se Ele foi odiado, seremos também, se Ele foi perseguido, seremos também". Mas, Ele diz:"Alegrai-vos e regozijai-vos porque grande é o vosso galardão nos céus."(Mateus 5.11,12;10.25), se considerarmos o que Jesus passou, com certeza não desfaleceremos, pois Ele mesmo disse:"Eu venci o mundo."(João 16.33)
  Caroª leitorª, não importa o tamanho do seu sofrimento e da perseguição que você tem enfrentado, Jesus é maior! Entregue nas mãos Dele a sua causa, ore a Ele, busque a humildade e a mansidão, espere com paciência pelo tempo do Senhor, não desfaleça o seu coração,  não olhe para o tamanho do seu problema, do seu inimigo, olhe para Jesus, creia Nele e você será um vencedor, uma vencedora em nome de Jesus.

Que Deus te abençoe abundantemente!!

Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.
Em:30/08/2010.
Autora: Sandra Moura.

9 comentários:

  1. Um final de semana abençoado para a irmã tb!

    ResponderExcluir
  2. Deus te abençoe minha querida irmã,Deus falou grandemente comigo através dessas palavras,estou passando pelo momento muito difícil mais eu sei que Deus é comigo, Deus continue te abençoando e nunca deixe de buscar ao Senhor,vc é um estrumento nas mãos de Deus!beijo...

    ResponderExcluir
  3. Sandra,

    Este texto enquadrou perfeitamente numa situação em que encontrei há algum tempo atrás.Passei por uma perseguição no trabalho durante muitos anos.Não desanimei, me apeguei às mãos de Deus e Ele me amparou diante das tribulações.Agí da maneira em que você colocou aí no texto, exatamente como instrui, e saí ilesa das agressões psicológicas, inveja, difamação e tudo mais, graças às orações, a palavra de Deus e minha intimidade com Ele.Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou passando por situação semelhante depois desse texto, perdi o medo.

      Excluir
  4. Obrigada, irmã! Tenho enfrentado situações complicadas no trabalho, mas sei que tudo está no controle de Deus!

    ResponderExcluir
  5. ohh irma agradeço pelas suas palavras!chegou na hora certa!que DEUS continue te usando cada dia mais!bjus

    ResponderExcluir
  6. realmente o caminho do ceu e estreito nos incomodamos a terra pessoas se levantam contra nos sem motivo nos julga acha que somos todos iguais...somente deus para nos dar sabedoria e entendimento para sabermos lidar cm as afrontas deus te amo...
    e espero em ti meu socorro meu escape...por ti sei que serei jogada a cova dos leoes mas por ti eu irei....

    ResponderExcluir
  7. maravilhoso este estudo, aprendi que; o sofrimento ea perseguiçao nos leva para mais perto de DEUS atraves da oraçao.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...