segunda-feira, 20 de novembro de 2023

O Silêncio de Deus



 Partindo dali, Jesus seguiu para região de Tiro e Sidom.

Uma mulher cananéia, vindo daquelas redondezas, pôs-se a gritar: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está horrivelmente endemoniada.

Contudo, ele não respondeu. Seus discípulos aproximaram-se dele e rogaram -lhe: Manda-a embora, porque vem gritando atrás de nós.

( Mateus 15. 21-23).


Introdução.

O Silêncio de Deus não significa que ele está indiferente ao nosso clamor. Significa que nossa fé está sendo provada, e, que Deus tem o tempo certo pra nos responder.


 O texto base dessa mensagem, narra a história da mulher cananéia, que estava com sua filha, segundo ela: horrivelmente endemoniada. Por conhecer a fama do Senhor Jesus, pelos milagres...e libertações de endemoniados que ele fazia, de alguma forma ela soube que Jesus passava por sua região.

 No versículo 22 e 23, do texto base, diz que ela ia gritando ou clamando por Jesus enquanto ele caminhava. E, assim como, o cego Bartimeu, e, acredito que muitos outros, ela gritava: Senhor, filho de Davi, tenha misericórdia de mim...

 A mulher cananéia, conhecia sobre a linhagem terrena de Jesus, de que ele era um descendente de Davi, da tribo de Judá, portanto um Judeu, mas, não um judeu como os outros, e, possivelmente acreditava que Jesus era o Messias, o Filho de Deus.

 Essa mulher sabia que os judeus à desprezavam por ser gentia(não judia) e de um país idólatra; eles à consideravam como um cão imundo (pois os cães de rua eram considerados como animais impuros), e, era assim que os judeus se referiam acerca dos gentios. Porém, ela sabia que Jesus era diferente; que ele não fazia acepção de pessoas, que ele amava e fazia o bem a todos.

 Mas, segundo o versículo 23, ela gritava por Jesus, mas ele não respondia; porém isso não à desanimou e nem fez com que ela desistisse. Até que, Jesus parou, e ela se prostrou diante dele, e disse: Socorre-me!

 Jesus foi aquela região com uma missão, o de resgatar as ovelhas perdidas da casa de Israel, ou seja, os israelitas que ainda não o conheciam e que estavam sem salvação. Por isso Jesus usou uma metáfora, dizendo: Não é bom lançar o pão dos filhos aos cachorrinhos.

Mas, esta figura de linguagem não foi para humilhar ou desprezar aquela mulher, foi pra dizer que primeiro a missão dele era para os da casa de Israel. E, ela entendeu, mas respondeu: Sim Senhor, mas, os cachorrinhos também comem das migalhas que caem das mesas de seus donos.

Aquela mulher sabia que não era digna do "pão", isso é, das bençãos do Senhor, mas, pediu a ele apenas uma "migalha". E, Jesus, diante daquela atitude, disse: Ó mulher, grande é a sua fé. Seja feito como tu queres. E desde aquela hora sua filha ficou boa (Mt 15.28).

 Vimos nessa narrativa bíblica, que Jesus estava em silêncio enquanto a mulher cananéia clamava, mas, ele à ouvia atentamente. Aquele silêncio foi pra provar a fé daquela mulher; para ver a sua perseverança, ao ver que ela não desistia, ele à testou mais um pouco ao dizer que não era bom lançar o pão dos filhos aos cachorrinhos, e, ela não desistiu, não ficou chateada com o Senhor... Simplesmente respondeu, em outras palavras: Dê-me pelo menos uma migalha de sua benção. Jesus, ficou maravilhado com a fé daquela mulher e concedeu o que ela pedia.

 Conosco, também não é diferente; as vezes enfrentamos situações "desértica", que parece até que vamos morrer, clamamos ao Senhor, mas, há um silêncio, o céu não manda resposta, e, fazemos como o salmista Davi, e perguntamos: até quando Senhor?(SL 13.1).

 Mas, o silêncio de Deus não significa falta de resposta ou indiferença, jamais Deus será indiferente a àquele que sofre, a dor de seu povo. Jamais Deus deixará sem resposta a àquele que clama por ele dia e noite. Ainda que os faça esperar, depressa lhes fará justiça ( LC 18.7,8).

O Silêncio, é porque ele tem o tempo certo de nos responder, e, também é a prova da nossa fé; embora pareça estar demorando, não quer dizer que a resposta não virá; De uma forma ou de outra ela virá; pois Deus não nos deixa sem resposta; Ele mesmo diz: Clama a mim e responder-te-ei...(Jr 33.3).

 Jesus diz: Pedi e dar-se-vos-á; batei  e abre-se-vos-á; buscai e encontrareis. Porque o que pede recebe, o que bate se abre e o que busca encontra.(MT 7.7,8). Essa é a promessa de nosso Deus Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo; de responder a todos que clamam a ele de todo coração, com uma fé pura...e perseverante. Deus diz: Vós me buscareis e me achareis quando me buscarem de todo vosso coração.(Jr 29.13).

  A mulher cananéia buscou a Jesus de todo coração com uma fé genuína, e, o Senhor à respondeu no momento certo o que ela queria.   Da mesma forma ele fará com todos aqueles que o buscam e o clamam de todo coração; ele responderá e lhes fará justiça. Espere pelo Senhor; não desista de clamar, de buscar por Ele, pois a sua vitória vem através da perseverança.


  Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus!


Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.

Em: 20/11/23.

Autora: Sandra Moura.







  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...