sábado, 25 de novembro de 2023

Todas Às Coisas Cooperam Para O Nosso Bem (II).


Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa suceção na terra e para vos preservar a vida por um grande livramento.

Assim, não fostes vós que me enviaste para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda sua casa, e como governador do Egito. 

( Gênesis 45.7,8).

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.( Romanos 8.28).


Introdução.

As vezes não entendemos o porquê de certas situações que Deus permite em nossa vida, e, o caminho que ele nos leva a percorrer para que seus propósitos sejam executados em nossa vida. Mas, no final é para exaltação...e glorificação do nome dele e de nossa fé.


 O texto base dessa mensagem, faz parte da história de José, filho de Jacó, que de escravo se tornou governador do Egito. Todos os cristãos e aqueles que tiveram a oportunidade de ler esta história ou à viu na Teledramaturgia o filme de José puderam conhecer a história desse personagem bíblico. E, viram o quanto que José era amado por seu pai, o quanto ele era obediente a Deus e à seu pai, o quanto ele amava seus irmãos, embora estes o odiassem por inveja.

 A vida de José, no auge de seus dezessete anos, tomou um rumo que certamente ele não entendia. Ele foi jogado nequele poço pelos seus irmãos e depois vendido como escravo por eles; foi separado de seu amado pai e de seu irmão caçula; lá no Egito, na casa de Potifar, foi assediado por sua senhora e acusado injustamente por ela de abuso sexual, e, foi preso por isso.

 Quantos infortúnios, sofrimentos e injustiças na vida de um jovem obediente e temente a Deus! Certamente, José perguntou a Deus o porquê daquilo tudo; mas,  José cria no Deus de seu pai e seu Deus, e, cria que ele estava cuidando dele e que iria fazer algo pra tirá-lo daquela situação.

 No versículo 7, 8 do texto base dessa mensagem, depois de José se revelar para seus irmãos, Deus o fez entender o porque dele ter passado por todo aquele sofrimento até chegar aonde chegou, governador do Egito. José, entendeu que não foram seus irmãos que o mandaram para lá, e sim Deus; para que vidas fossem preservadas; para que a descendência de Abraão fosse salva da morte pela fome; José declarou: Assim, não fostes vós que me enviaste para cá, mas sim Deus, que me colocou como pai de Faraó, como senhor de toda sua casa e como governador de toda terra do Egito.(Gn 45.8).

 Que linda história de superação que a Bíblia nos apresenta. Depois de tanta humilhação, de ser odiado e vendido como escravo por seus próprios irmãos; acusado injustamente, preso, açoitado... enfim, Deus o exaltou sobremaneira o tornando governador do Egito. Diante da seca que assolava toda terra, seus irmãos foram ao Egito e se prostraram diante de José necessitados de sua ajuda para sobreviverem.

 Deus exaltou a José diante de todos os que o maltrataram e o trataram injustamente. E, glorificou o seu nome através da vida e da fé de José diante de Faraó... e de toda terra do Egito.

 Quando a palavra de Deus diz que todas às coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, é absolutamente verdade, pois a palavra de Deus é a verdade. José e muitos outros personagens bíblicos foram exemplos disso; e todos os servos de Deus em todas as épocas  foram exemplos disso.

 Talvez, assim como, José, você como servo de Deus, fiel ...e temente a ele, tem passado por aflições que não tens entendido. Você tem recebido o mal no lugar do bem que tens feito; tem recebido o ódio, a inveja no lugar do amor que tens dado; tem recebido indiferença no lugar da atenção e do cuidado que tens dado.... enfim, e, você não entende porquê te fazem isso, disso tudo.

 Mas, saiba de uma coisa: Todas às coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, que são chamados segundo o seu propósito.(RM 8.28). No final, Deus te fará entender o porque de tudo isso.

 Sempre que leio a história de José, aprendo com o exemplo dele; aprendo a nunca duvidar do meu Deus; a crer que ele está cuidando de mim e dos meus, e, que um dia, no tempo dele, ele agirá a meu favor e em favor de minha família. E, que ele tem um propósito em tudo isso; e que a exaltação, o livramento... virá e será para a glória de Deus.

Aprendo também, que não importa o que fizeram conosco, precisamos ter um coração perdoador e misericordioso como o nosso Deus, assim como José tinha. E, continuar a fazer o bem até mesmo para àqueles que foram maus pra nós.

 Sempre oro a Deus para que assim como José, eu tenha um coração como o de Deus, perdoador, amoroso...e misericordioso até mesmo para quem não merece. 

 Espero, que através dessa mensagem da história de José, você tenha encontrado luz para suas indagações e aprendido que este sofrimento não é pra te destruir. Através desse processo que estás passando você aprenderá; se tornará forte...e será uma testemunha do Senhor e salvará...e curarás a muitos através de seu testemunho em nome de Jesus.

Fique tranquilo! Deus está contigo nesse processo. E, no tempo certo ele te dará livramento.


 Que Deus abençoe tua vida em nome de Jesus!


Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.

Em: 25/11/2023.

Autora: Sandra Moura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...