sábado, 14 de agosto de 2021

O Meu Redentor Vive!


  Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. 

E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus, 
Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros  o contemplarão;
 ( Jó 19. 25-27).

Introdução.
 A  fé mantém nossa esperança viva; e apesar das circunstâncias, temos a certeza de que o nosso  Redentor irá nos salvar. 

 O texto base dessa mensagem, mostra  umas das declarações mais lindas que Jó fez. Quando se trata desse personagem bíblico, todos, ou quase todos o conhecem como, o paciente, justo, reto, temente a Deus, bom, fiel, perseverante... bom pai, amigo, bom patrão,caridoso...e que se desviava do mal; enfim, um homem exemplar, de excelente caráter, e, que foi elogiado pelo próprio Deus diante de Satanás.
  Como a maioria de nós sabemos, Jó sofreu todas as desventuras que um homem possa sofrer em sua vida. Simultaneamente, lhe sobreveio um sofrimento atrás do outro; praticamente no mesmo dia, Jó,  perdeu todos os seus bens pois ele era o homem mais rico de sua região; seus bens foram saqueados por povos inimigos e destruídos pela força da natureza;
Como não se bastasse, seus dez filhos estavam reunidos em casa de um irmão, quando  um ciclone  deu contra a casa, à derrubando sobre eles e, matando à todos de uma só vez. 
 Depois de tudo isso, Jó ficou muito doente cheio de chagas  malígnas por todo o corpo da cabeça aos pés. A dor e a coceira era tanta, que Jó se coçava com caco de telhas, ele diz no texto que saía bichos de suas feridas;
Jó, ficou em um estado lastimável, irreconhecível  e cadavelico. 
 Mas, apesar de todo aquele sofrimento, Jó,  não perdeu a fé e a esperança, ele não  culpou a Deus e nem o desprezou.  Vejo, em Jó, um exemplo, uma referência de um homem e servo de Deus a ser seguido por todos aqueles que passam por sofrimentos.
 Jó, mostrou que sua prioridade era Deus. Ele se mantinha integro, diante de Deus e da sociedade; o versículo 1,do capítulo 1 de Jó, diz: Havia um homem na terra de Uz, cujo o nome era Jó; e era este homem íntegro, reto, e temente a Deus  e desviava-se do mal. Jó, não andava de acordo com suas próprias vontades e desejos, mas, sim, os de Deus. Que Deus nos capacite e nos ajude a andar dessa forma! Pois é isso que ele quer de cada um de nós. 
 Jó, era um excelente pai. Pois, se preocupava com o mais importante na vida de seus filhos, a vida espiritual deles; diz o texto que ele se levantava pela madrugada, santifivava seus filhos e oferecia holocaustos a Deus por cada um deles, e, como um sacerdote intercedia por eles à Deus, caso houvessem  pecado contra Deus. 
 Assim como, Jó, devemos nos preocupar com a vida espiritual de nossos filhos, e, intercedermos não apenas para que sejam guardados ou bem sucedidos nessa terra, mas, principalmente, pela salvação, conhecimento... e  crescimento espiritual deles.  
 Jó, adorava a Deus apesar do sofrimento. Ele mostrou que acima dos seus bens, de sua saúde, de sua esposa...e, até mesmo de seus filhos, estava Deus; ele mostrou que não adorava a Deus pelo o que ele lhe dava, como declarou  Satanás, mas, pelo que Deus era. As vezes adoramos a Deus quando tudo vai bem, mas, quando chega a adversidade não adoramos tanto quanto antes;
 E, outras vezes as pessoas deixam de adorar a Deus definitivamente, pois culpam a Deus por seus sofrimentos, sendo, que muitos deles foram causados pela própria pessoa devido às suas más escolhas. Deus não nos trás sofrimentos, muito pelo contrário, ele nos tira dele; o nosso Redentor nos trás salvação, paz, alegria, amor, vida, consolo...e, a verdadeira felicidade.
 Embora todo o sofrimento, Jó, continuou fiel ao seu Deus. Ao contrário, sua esposa, ao passar por todo aquele sofrimento, da dor de perder seus dez filhos, ela ja não tinha mas fé; pelas suas palavras ao seu esposo, ela mostrava que já havia culpado e desprezado a Deus, quando disse ao seu marido: Ainda mantens sua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre. Mas, Jó se recusou a atender aquelas palavras, e disse para ela: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberiamos  o bem de Deus e não receberiamos o mal? Em outras palavras Jó estava dizendo: Então, quando eu recebo o bem de Deus eu o adoro e sou fiel, mas, quando a adversidade vem eu o desprezo? Você está louca mulher!
 A fidelidade de Jó a Deus era independente de qualquer coisa. Assim, também, deve ser nossa fidelidade a nosso Deus e Senhor Jesus Cristo, o nosso Redentor.
 Jó sofreu a dor de todo aquele sofrimento; ele desejou nunca ter nascido, desejou morrer, perguntou a Deus muitas vezes o porque daquilo tudo...mas não culpou a Deus, não blasfemou contra Deus e nem o desprezou; e, nem tão pouco perdeu a fé e a esperança no seu Redentor. 
  No texto base dessa mensagem, Jó faz uma declaração em resposta aos seus amigos, que quando souberam de tudo o que lhe acontecera, combinaram de ir consolá-lo, mas, ao contrário disso, começaram a julgá-lo; disseram que, aquilo tudo que aconteceu a ele, foi porque ele havia pecado. E, Jó suplicou-lhes que tivessem compaixão dele, que não o perseguissem daquela forma...e, no fim daquele diálogo, Jó lhes declarou: Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. Jó tinha certeza de que servia a um Deus vivo e que ele o salvaria daquele sofrimento; e, que ele veria isso com seus próprios olhos.
 E, assim  foi, diz o texto, no capítulo 42.10 em diante,  que Deus virou o cativeiro de Jó quando ele orava por seus amigos, ou seja, Deus o tirou daquele sofrimento ao qual ele estava  preso; o curou e lhe deu em dobro toda riqueza que antes possuía, e, lhe deu outros dez filhos e Jó viu os filhos de seus filhos até a quarta geração; e morreu Jó em ditosa velhice farto de dias.
 Vimos nessa bela narrativa bíblica, que não é impossível se manter firme na fé, na esperança  e fidelidade a Deus em meio a adversidade; vimos que é possível sim, adorar-mos a Deus apesar do sofrimento; vimos que assim como Jó somos humanos e frágeis, e por isso sofremos sim, choramos e, muitas das vezes questionamos a Deus o porque; muitas das vezes desejamos sim, morrer... e, até pedimos a Deus que nos leve. Mas, não podemos deixar que o sofrimento da vida anule nossa fé e esperança, e, quem somos diante de Deus e da sociedade.
 Precisamos nos manter firmes na fé em Deus nosso Senhor Jesus Cristo, perseverantes e sendo fiéis a ele até o fim; esse é o segredo da vitória, isso faz mover a mão de Deus a nosso favor. Não podemos perder a esperança no nosso Redentor, pois ele vive e está trabalhando a nosso favor e de nossa família.
 Talvez, você está passando por um grande sofrimento, e, acha que não irás suportar; talvez, tu acha que Deus não está vendo o que tu tem passado e, que ele esqueceu de você; talvez tu já não aguenta mais viver, e, já até pediu a Deus a morte... Mas, Deus sabe de tudo e não te esqueceu; ele está cuidando de você e dos seus; tão somente creia que o teu Redentor vive, e que ele vai se levantar e agir na sua vida; e, assim como Jó e muitos outros, você verá a glória de Deus, a salvação dele em sua vida e na de sua família.  Creia nisso!

  Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus!

Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus. 
Em:12/08/2021.
Autora: Sandra Moura. 
  
  
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...