terça-feira, 3 de agosto de 2021

Um Novo Coração


    Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres; e tanto se perde o vinho quanto os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos. 
( Marcos 2.22).

 Sobre tudo o que deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.
(Provérbios 4.23).

Introdução. 
 A evidência de um novo coração, é a mudança de vida do velho homem para o novo. É manter-se incontaminado nesse mundo.

 Baseado no texto de Marcos 2.22, faremos uma analogia do odre e o coração; do vinho e o Espírito Santo. O texto de Provérbios 4.23, diz que sobre tudo o que deves guardar, guarda o coração, ou seja, a mente, a consciência, que é chamada de coração ou alma dependendo do contexto; e, é o que vamos tratar nessa mensagem. 
 O odre era um tipo de vasilha feita de pele, de cabra; havia odre pra leite, água e vinho. No texto de Marcos diz que o vinho novo tinha que ser colocado em odres novos, acredito que pela fermentação; um odre velho não surportaria a fermentação e se romperia.
Assim como, na questão do odre e o vinho, é o nosso coração e o Espírito Santo. Não há como, o Espírito Santo(vinho) habitar num coração(odre) velho, isto é, no velho homem degenerado; o Espírito Santo só habita no novo  homem regenerado por Cristo através de sua palavra. 
 No decorrer do meu ministério, pude observar e até mesmo entender muitas pessoas; e, pude ver que algumas delas vinham a igreja somente atrás das bênçãos e não do abençoador, Jesus; pois não havia mudança de vida, elas continuavam praticando as mesmas coisas, ou seja, com os mesmos hábitos do velho homem.
 Teve uma pessoa que há   muito tempo atrás me perguntou: Porque minha vida não muda? Tenho feito campanhas, tenho buscado a presença do Espírito Santo... mas, não vejo resultado. Então expliquei para ela, que ela precisava nascer de novo, e, para isso ela tinha que decidir abrir o coração e entregar-se por completo a Cristo.
 E, que o Espírito Santo ia habitar nela, quando ela verdadeiramente decidisse abandonar os velhos hábitos e estivesse disposta a viver uma nova vida em Jesus Cristo, a partir daí tudo iria mudar.
 O próprio Senhor Jesus diz: não se põe vinho novo em odre velho. Isto é, o Espírito Santo não é derramado em um coração que não foi regenerado por Deus. 
 Infelizmente, muitas outas pessoas que conheci não queriam abrir o coração pra Jesus; não queriam deixar suas vidas de pecado; queriam viver de acordo com seus próprios desejos e vontades, e não de acordo com a vontade de Deus, e,
 infelizmente pereceram destruídas por Satanás. 
 Jesus diz se alguém quiser seguí-lo deve negar a si mesmo, ou seja, deve rejeitar e abandonar os velhos hábitos do velho homem, isto é, da velha natureza pecadora. 
 O novo homem, isto é,  aquele que nasceu de novo, tem um novo coração e, consequentemente novos hábitos, pois as coisas velhas passaram e tudo se fez novo; o que furtava, não furta mais, o que adulterava, não adultera mais... Pois é  como diz a palavra de Deus: Aquele que está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas passaram, eis que tudo se fez novo.
 A palavra de Deus diz que  sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração ( Pr 4.23 ). Quando guardamos alguma coisa, estamos preservando, conservando esta coisa, para que esse objeto não se estrague ou se perca pela deterioração e fique intacto. Da mesma forma devemos fazer com o nosso coração, devemos guardá-lo de todo tipo de coisas nocivas a saúde espiritual dele; devemos conservá-lo salvo, santo, puro e irrepreensível diante de Deus; só assim, garantiremos a presença permanente do Espírito Santo dentro dele.
 Se não guardar-mos o nosso coração, todo tipo de contaminação entrará nele, e, comprometere-mos a presença de Deus em nossas vidas. Há um exemplo muito forte sobre isso, na Bíblia, o de Saul, rei de Israel, que não cuidou em conservar seu coração, em obediência a Deus, e, por causa disso o Espírito Santo se retirou dele, e  ele passou a ser atormentado por espíritos malignos. 
 Quando ficamos vazios de Deus, são os demônios que entram, atormentam...e destroem nossas vidas. Por isso devemos tomar muito cuidado com nosso coração, ou seja, com a nossa vida espiritual, com a nossa mente; pois o diabo está rondando como um leão, buscando a quem possa tragar, isto é, matar, roubar e destruir. 
 A palavra de Deus diz que o mundo jaz no maligno, isto é, ele está regendo  esse mundo de pecado; e, precisamos nos manter incontaminados dele, não podemos deixar que as impurezas dele façam parte de nossa vida. Devemos ser como a garça, que embora ande na lama se mantém branca, limpa; e, é isso que o Senhor Jesus quer de nós, embora vivamos no meio da sujeira desse mundo, precisamos nos manter limpos, puros...  incontaminados dele.
 Para isso precisamos manter nossa comunhão com o Senhor Jesus, através de sua palavra... e da oração buscando o renovo diário e a plenitude do Espírito Santo. 
 Caro(a) leitor(a), você quer a presença do Espírito Santo em seu coração? Então abra-o para Cristo; decida entregá -lo completamente a Ele, e, Deus vai derramar o Espírito Santo em seu coração e ele fará morada nele; e, você viverá em novidade de vida; você terá vida, paz, alegria... e, nunca mais serás o mesmo.

 Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus!

Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus. 
Em:28/11/06.
Revisada em: 03/08/2021.
Autora: Sandra Moura. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...