terça-feira, 1 de junho de 2021

Ninguém Engana a Deus




Então, disse Pedro: Ananias, porque encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?(Atos 5.3).

Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos... aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será o lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.(Apocalipse 21.8).


Introdução. 

 Que grande mal faz aquele que mente ao Espírito Santo. A igreja deve ser verdadeira em sua relação com Deus. 


 Segundo,os historiadores, quando o apóstolo Pedro, formou a igreja, eles criam que Jesus voltaria naquela mesma época, e, por causa disso, ninguém se importava em ter bens materiais, pois eles estavam aguardando a volta do Senhor Jesus a qualquer momento; por isso, havia na comunidade cristã um acordo, no qual aquele que  possuía bens, ao vende-los, traziam o valor total correspondente, aos apóstolos, que tinham a responsabilidade de repartir o valor entre os irmãos.

 No texto de Atos, capítulo 4. 36, fala de Barnabé, que vendeu uma propriedade, e colocou todo o valor aos pés dos apóstolos. Ananias e sua esposa Safira,  viram a atitude de Barnabé e, quiseram fazer o mesmo,  mas,  retiveram parte do valor, e combinaram entre si, mentir aos apóstolos sobre o real valor.

 Pedro, que era pastor daquela igreja, e, que recebeu autoridade de Deus para decidir as coisas na igreja, pois, o próprio Senhor Jesus ao lhe dar essa autoridade, disse-lhe: "Eu te dei as chaves  do reino dos céus; tudo o que ligares na terra,  será ligado nos céus e tudo o desligardes na terra será desligado nos céus." Ou seja, as "chaves", representa a autoridade, e o verbo "ligar", a decisão. O que o apóstolo decidisse na igreja seria concordado por Deus. 

A vista disso, o Espírito Santo, revelou ao apóstolo Pedro, que Ananias estava enganando a igreja e aos apóstolos; e, foi o mesmo que mentir ao Espírito Santo. Com essa atitude, Ananias e Safira mostraram que não eram sinceros, apenas queriam aparentar como os benevolentes, mas, na realidade não os eram. 

 Ananias e Safira eram uma fraude, pensaram que enganariam a Deus, mas, o Espírito Santo revelou ao anjo da igeja quem eles eram; assim, como eles, há muitas  pessoas dentro das igrejas, mostrando uma vida piedosa, mas, na realidade não são nada disso, são hipócritas.

 Ananias e Safira, pensaram que suas mentiras ficariam escondidas, mas, ninguém engana a Deus; nada fica encoberto diante dele, que não venha ser revelado. Em Mateus 10. 26, diz: "Nada há encoberto que não haja de revelar -se, nem oculto que não haja de saber-se". Ou seja, Deus sempre revela o que está escondido; aquele que usa de engano, principalmente na casa do Senhor, não ficará escondido por muito tempo, mais cedo ou mais tarde, Deus mostrará a sua verdadeira face; foi assim com Ananias e Safira, e, porque não se arrependeram e sustentaram a mentira, foram punidos com a morte, executada pelo próprio Deus. 

 A palavra de Deus diz que o salário do pecado é a morte. O salário nesse contexto, diz respeito as consequências do pecado; diz respeito a morte espiritual e física; Ananias e Safira morreram fisicamente, e já estavam mortos espíritualmente, e, certamente, morreram eternamente. 

 Há três tipos de mortes: a física, a espiritual e a eterna. A física, é a morte do corpo, a espiritual é a separação do indivíduo e Deus por causa do pecado em vida; e por fim a morte eterna, pós morte espiritual e física, que consiste na separação eterna de Deus na eternidade; a morte  eterna é a pior das mortes, pois a pessoa ficará eternamente desprovida da presença de Deus no sofrimento eterno, no inferno.

 Aquele que usa de engano, se não se arrepender e morrer no pecado, sofrerá o dano da morte eterna, também conhecida como a segunda morte. 

A mentira, o pecado que condena a morte eterna. Quando as pessoas pensam em pecado, pensam somente naqueles grotescos, tipo: adultério, homicídio... Mas, se esquecem da mentira... da hipocrisia, que é a falsidade. E, muitos agem falsamente, enganosamente achando que está tudo bem, pois pensamentos do tipo: isso não tem nada haver... fazem parte de seus corações. Mas,  o Senhor Jesus adverte em sua palavra, em Apocalipse 21.8, que os mentirosos ficarão de fora do reino dos Céus, no castigo eterno.  

 Devemos ter um relacionamento verdadeiro com Deus e com as pessoas. A nossa devoção a Deus, a nossa piedade... tem que ser de verdade; não posso  dizer que amo a Deus, que adoro a ele, que o louvo... se lá fora, no mundo, hajo como ímpio; nosso relacionamento com o nosso semelhante deve ser verdadeiro; não posso dizer que o amo,  se no fundo, o odeio.

 A palavra de Deus diz que o Pai procura os verdadeiros adoradores, aqueles que o adoram  em espírito e em verdade (João 4. 23,24).

E, diz também que devemos amar ao próximo como a nós mesmos. 

 Que grande mal faz aquele que mente para Deus! Pois, ele trás para si, maldições. 

 A igreja deve ser verdadeira em seu relacionamento com Deus. Pois são estes, que o Pai procura. Aqueles que andam na verdade são filhos de Deus, pois ele é a verdade; mas, aquele que anda na mentira, tem por pai o diabo, que é pai da mentira, do engano.

 Que essa mensagem seja um despertar pra  todos nós. Para que venhamos andar e permanecer na verdade. 


 Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus!


Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus. 

Em:17/05/2017.

Autora: Sandra Moura. 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...