quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Que Tipo de Igreja Sou? (II Parte)

Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da tribulação que há de vir sobre o mundo inteiro, para provar os que habitam sobre a terra.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. ( Apocalipse 3. 10,13)

Introdução 

Jesus breve virá! Ele irá arrebatar à Igreja perseverante, fiel e obediente a sua palavra. Que tipo de igreja somos, estamos enquadrados nessas características?

(Continuação)


Que tipo de igreja sou? Sou como o anjo ou a igreja de Tiatira? A igreja de Tiatira, era uma igreja de boas obras, amorosa, de fé, trabalhadora, perseverante e suas últimas obras eram maiores do que as primeiras. Mas, ela tinha o mesmo problema da igreja de Pérgamo, havia nela alguns que tinham o espírito de Jezabel ( Jezabel foi a esposa do rei Acabe, rei de Israel, ela era idólatra, seduziu o próprio esposo e também boa parte da nação a se prostituirem com a idolatria, ela matava os profetas de Deus que se opunham a ela).  E, Deus está dizendo pro anjo(pastor) e pra igreja, que havia no meio deles algumas pessoas com o mesmo espírito(caráter) de Jezabel que estavam ensinando, seduzindo o povo a idolatria e a comerem das coisas sacrificadas aos ídolos, e o pastor daquela igreja estava tolerando tudo aquilo.

 O Senhor Jesus chamou essa igreja ao arrependimento, deu tempo para ela se arrepender, mas ela não quis se arrepender de seus maus caminhos, então, o Senhor Jesus diz que ela vai sofrer as consequências de seu pecado, pois ele dá a cada um segundos às suas obras. Infelizmente, há muitas pessoas assim dentro das igrejas, agindo em desacordo com a vontade de Deus, já foram alertadas pelo Senhor a se arrependerem, mas não dão ouvidos; a palavra de Deus entra por um ouvido e sai pelo outro, ou seja, elas escutam, mas não atendem, não recebem a palavra e continuam na prática de seus pecados, se enganando a si próprias achando e declarando coisas do tipo:" isso não tem nada haver..." mas, Jesus adverte que se não  se arrependerem vão morrer eternamente.
  Que tipo de igreja sou? Sou como o anjo ou a igreja de Sardes? Na carta à igreja de Sardes, o Senhor Jesus diz para o anjo(pastor)  e para a igreja que eles tinham nome de que viviam mas estavam mortos. Isso significa hipocrisia, a pessoa mostra uma coisa exteriormente, mas interiormente é bem diferente, geralmente é ao contrário do que mostra.
 Pelas palavras de Jesus, a igreja de Sardes tinha uma aparência de cristã, aparentava uma santidade, mas na realidade não era nada do que aparentava, pois ela tinha nome  e aparência de uma igreja viva espiritualmente, mas estava morta. E, Jesus alerta ao pastor e a igreja a vigiarem e se arrependerem de seus pecados.
  Mas, o Senhor Jesus diz que havia na igreja de Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vidas como os demais, elas eram santas por se manterem na santidade. E, o Senhor Jesus faz promessa para essas pessoas, dizendo que elas andariam com ele vestidas de branco, pois eram dignas; o branco representa a pureza e Jesus diz que os puros de coração verão a Deus.
 Jesus conclui a carta de Sardes dizendo que aquele que vencer será vestido de vestiduras brancas e que de maneira nenhuma terão seus nomes riscados do Livro da Vida. É interessante essa fala do Senhor Jesus, quando ele diz que ao que vencer o pecado jamais terão seus nomes riscados do Livro da Vida; isso me dá a entender que há uma possibilidade de ser riscado o nome daquele que não venceu o pecado( que não se arrependeu e morreu no pecado) do Livro da  Vida.
 Diante dessas palavras do Senhor Jesus, devemos vigiar para que isso não aconteça conosco, não devemos deixar que a hipocrisia faça parte de nossa vida, temos que ser verdadeiros cristãos.
  Que tipo de Igreja sou? Sou como o anjo ou a igreja de Filadelfia? O Senhor Jesus fala do anjo e da igreja de Filadelfia só coisas boas, o Senhor Jesus não tinha nenhuma palavra de reprovação contra eles. A igreja de Filadelfia tinha debilidades humanas, mas era forte espiritualmente, pois apesar de ser perseguida e humilhada pelos falsos judeus, ela guardava a palavra de Deus e não negava o nome do Senhor Jesus, tal qual a igreja de Esmirna.
  Por causa disso, o Senhor Jesus promete ao anjo(pastor) e a toda igreja, que ele os exaltaria diante daqueles que os humilhavam e com isso, todos saberiam que ela(igreja) era amada pelo Senhor e , também que por eles terem sido perseverantes e fiéis seriam livres da grande tribulação que virá para provar os que habitam sobre todo o mundo. 
 E Jesus diz mais: "Venho sem demora! Guarda o que tens para ninguém tome a tua coroa." Jesus diz com isso, que a igreja de Filadelfia não podia se acomodar, mesmo diante do fato dela estar agradando a Deus, que ela devia se guardar, isto é, se conservar do jeito que estava para que ela não perdesse a sua coroa(salvação).
 Essa é a característica da Igreja que será arrebatada, que mesmo diante das lutas, das perseguições... guarda a palavra do Senhor Jesus e não nega o seu nome; a igreja irrepreensível, isto é, que não há nenhum tipo de repreensão. Precisamos cuidar para que sejamos assim, para que quando o Senhor Jesus vier sejamos arrebatados(levados) por ele, para que não venhamos sofrer juntamente com aqueles que irão ficar na grande tribulação.
 Que tipo de Igreja sou? Sou como o anjo ou a igreja de Laodiceia? A igreja de Laodiceia, era uma igreja rica, pois ela habitava numa cidade rica, famosa por fabricar um colírio famoso e único... por isso a economia daquela cidade era altíssima, logo, os membros daquela igreja eram bem sucedidos. 
 Por causa de sua riqueza ela se sentia auto-suficiente, orgulhosa... e, ela também tinha algo muito sério, ela era morna; o morno é o meio termo do frio e do quente; não é frio e nem quente. Jesus estava dizendo com essa comparação, que a igreja de Laodiceia não era fria e nem quente espiritualmente; que ela estava "encima do muro", coxeava entre dois pensamentos (como o profeta Elias disse ao povo de Israel, que adorava a Deus e a Baal), não era de Deus e nem do mundo, pois ela participava das coisas de Deus e das coisas do mundo; ela se dizia cristã, mas também era mundana; por isso o Senhor Jesus à considerou morna, e ele disse que estava a ponto de "vomitá-la" de sua "boca".
  Figuradamente, o Senhor Jesus estava dizendo para a igreja de Laodiceia que ele estava a ponto de lançá-la fora, assim, como, o estômago lança fora através do vômito aquilo que lhe faz mal. Mas, a pesar dessa igreja está desagradando tanto à Deus, o Senhor Jesus não desistiu dela, pois ele à ama; e como um pai que disciplina ao filho que ama, assim o Senhor disciplina à eles; pois o nosso Deus não quer que o pecador morra no seu pecado, antes, que ele se arrependa e seja salvo.
 O Senhor Jesus adverte a igreja de Laodiceia, dizendo: "Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo."  Essas palavras do Senhor Jesus, mostra que ele já estava fora do coração daquela igreja, mas, que ele queria entrar novamente, mas, dependia dela abrir o seu coração, e se arrepender de seus pecados para o Senhor Jesus entrar. O Senhor Jesus, não invade o coração de ninguém; isso é típico de Satanás. Ele bate na "porta", ele chama, ele pede pra entrar, e Ele só entra se a pessoas deixar.
  Quantos, estão como a igreja de Laodiceia! Mornos, ou seja,  "encima do muro", nem é cristão, nem é do mundo; é hora de decidir o que quer, se é Deus ou o mundo; não tem meio termo, ou é, ou não é. Já é hora de se despertar, de se arrepender e decidir qual o caminho a seguir, de se decidir pelo caminho certo, pois disso depende a morada do Senhor Jesus no coração dessas pessoas, e a salvação de suas vidas.
  Queridos, no final de cada carta o Senhor Jesus faz  promessas dizendo: "Ao que vencer..." e, ele faz variadas promessas. Jesus diz: " Ao que vencer..."  isso me diz que há muitas guerras, muitas lutas na nossa caminhada de cristão, mas, aquele que vencer e permanecer fiel ao Senhor Jesus até o fim, receberá a recompensa final que todo cristão espera: A salvação de sua alma e a morada eterna junto com o Senhor.
  O Senhor Jesus diz essas mesmas palavras para cada um de nós, igreja dele; pois as mensagens das cartas, às sete igrejas da Ásia, se estendem a toda à Igreja  em todas as épocas. Jesus diz: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas".   Com estas cartas o Senhor Jesus, através do Espírito Santo alerta a todas às igrejas a vigiarem, se manterem fiéis e limpas,ou seja, puras para que ela possa ser livre da grande tribulação que há de vir sobre todo o mundo para provar os que habitam nele.
  Precisamos dar ouvidos ao que o Senhor Jesus nos diz através de sua palavra e guardá-las em nosso coração, para que não pequemos contra ele. Jesus nos diz: "Venho sem demora! Guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa". 
Igreja! Guardemos o que temos recebido do Senhor, para que não percamos a nossa salvação.

Referências bíblica: Apocalipse 2. 18-29; 3. 1-22.

  


    Que Deus te abençoe ricamente em nome do Senhor Jesus!


Maranata!  Vem Senhor Jesus!



Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.

Em:29/07/2018.
Autora: Sandra Moura.



  



  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...