segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Que Tipo de Igreja Sou? (I Parte)






  




Visto que guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da tribulação que há de vir sobre todo o mundo, pra provar os que habitam sobre a terra.
 Venho sem demora. Guarda o que tens, pra que ninguém tome a tua coroa.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Apocalipse 3. 10,11,13)


Introdução.
 Jesus breve virá. Ele irá arrebatar à Igreja perseverante, fiel e obediente a sua palavra. Que tipo de igreja somos? Estamos enquadrados nessas características?

 O apóstolo João, foi preso na Ilha de Pátimos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Ali, ele foi arrebatado em espírito e ouviu a voz do Senhor Jesus, que dizia: " O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia, a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodiceia. 
 Às sete igrejas da Ásia realmente existiram e representam toda à Igreja das eras passadas, presente e futuras de todo o mundo, e todas as revelações apocalípticas reveladas ao apóstolo João estão direcionadas à todas às igrejas em todas as épocas.
 O propósito do Senhor Jesus com essas revelações é alertar a sua Igreja dos acontecimentos futuros, dos últimos tempos que antecedem a sua volta,e, para que a sua Igreja se prepare para esse grande dia, para que não percam a sua salvação. Pois foi para esse propósito que Jesus desceu de sua glória e veio a esse mundo, e foi morto em nosso lugar, e ao terceiro dia ressuscitou para salvar a humanidade, para reconciliar o homem com Deus. 
 Todos aqueles que crerem nisso e quererem isso, ou seja, que crerem em Jesus e o receberem como seu único Senhor e Salvador, terão a oportunidade de receber a reconciliação com Deus Pai e a salvação de sua alma através de Jesus.
 A igreja é tão importante e preciosa para o Senhor Jesus, que ele se preocupou em mandar mensagens para elas, até mesmo para àquelas que não estavam bem diante dele, até essas estavam em sua lista, pois ele não desiste de sua Igreja, ele é longânimo e o seu amor dura para sempre, pois ele não quer que ninguém se perca. Mas, caberá a cada igreja, cumprir o que ele determina para que cada um receba a sua recompensa que é a salvação de sua alma.
 Quem é a igreja? A igreja, sou eu e você, isto é, são todos àqueles que creram e aceitaram a Jesus como o seu único Senhor e Salvador, estes compõe  a Igreja de Cristo. Ao meditar nas cartas de Jesus ás sete igrejas da Ásia, uma pergunta veio ao meu coração: "Que tipo de igreja sou?" Lendo sobre o que o Senhor Jesus disse para cada igreja, fui analisando a minha vida e vendo se eu estava enquadrada nas características positivas e negativas de cada igreja.
  Em cada igreja, O Senhor Jesus viu e declarou algo muito importante: " Conheço as tuas obras..." ou seja, conheço as tuas atitudes, eu sei como tu és, o que tu fazes, aonde tu andas, o que tu pensas... enfim, Eu sei de tudo. Isso é muito forte! E, precisamos lembrar e ser lembrados disso; pois, as vezes agimos como se não soubéssemos disso, e como se não existisse um Deus que tudo sabe e tudo vê.
 Que tipo de igreja sou, sou como a igreja de Éfeso? A igreja de Éfeso tinha boas qualidades, ela era uma igreja trabalhadora, de boas obras, perseverante, sofredora e que não enfraqueceu na fé apesar das lutas. Mas, Jesus tinha uma reprovação a essa igreja, é, que ela tinha deixado o primeiro amor;  a igreja de Éfeso tinha deixado de fazer algo que ela fazia no início de sua caminhada, e esse algo agradou muito ao Senhor, e ele estava sentindo falta.
  E, Jesus advertiu a igreja de Éfeso, a se lembrar de onde ela caiu, ou seja, de onde parou, de onde errou e que viesse a se arrepender, e que voltasse a praticar as primeiras obras. Jesus disse para ela:" ...se você não se arrepender eu venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro..." em outras palavras: "tirarei o que eu te dei". Pude ver no anjo(pastor) dessa igreja, que também é igreja, que ele juntamente com sua igreja tinha muitas boas qualidades, mas, por causa disso, ela(igreja) se acomodou em outra área, justamente a área que Jesus cobrou dela, o primeiro amor.
  No primeiro amor, tudo é mais ardente, a entrega é total, você não consegue viver muito tempo distante, você conta as horas, os dias pra estar perto de novo da pessoa amada, você quer estar todos os dias e todas as horas com ela. Tal vez era disso que o Senhor Jesus estava sentindo falta da igreja de Éfeso.
  As vezes, estamos tal qual a igreja de Éfeso, por nos acharmos tão bons cristãos, não enxergamos algo que deixamos fazer e  de ser para o Senhor Jesus. Como eramos no início de nossa caminhada na fé, e como somos agora? Será que deixamos o primeiro amor? Temos que nos analisar sobre isso, e achado o problema nos arrependermos e voltarmos a prática das primeiras obras, pois Jesus tem saudades disso e ele quer isso de sua igreja.
  Que tipo de igreja sou, sou como o anjo ou a igreja de Esmirna? A igreja de Esmirna, era uma igreja sofredora, pobre financeiramente falando, mas, Jesus disse que ela era rica espiritualmente. Ela era uma igreja perseguida, escarnecida, zombada pelos falsos judeus, ou seja, os religiosos da época que se diziam de Deus e cumpridores da lei, enfim, ela era perseguida pelos seus próprios "irmãos" de fé.
  E, a igreja de Esmirna ainda sofreria mais, e Jesus à alertou, dizendo:" Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida." A igreja de Esmirna representa a igreja perseguida de todas épocas passadas, presente e futuras. A igreja de Esmirna não recebeu nenhuma reprovação do Senhor Jesus, ela era irrepreensível; é esse tipo de igreja que Deus quer que sejamos, que apesar de todo o grande sofrimento se mantem fiel.
  Se você, como igreja, está sofrendo perseguições por causa do nome de Jesus e de sua palavra, sinta-se um privilegiado, porque assim fizeram aos profetas, a igreja primitiva, assim fizeram ao Senhor Jesus. Isso quer dizer, que você está no caminho certo e está agradando a Deus, e é grande o seu galardão  nos céus.
 Que tipo de igreja sou, sou como o anjo ou a igreja de Pérgamo? A Igreja de Pérgamo, vivia no meio de um povo idólatra, Satanás reinava naquele lugar e todo o tipo de abominação era praticado lá. Mas, a Igreja de Pérgamo tinha algo a seu favor, ela reteve o nome de Jesus, ou seja, ela só adorava e cria no nome de Jesus, ela não negou a fé em Jesus, até mesmo quando um de seus pastores, Antipas, foi morto, ela se manteve fiel ao Senhor Jesus.
 Todavia, havia no meio da igreja de Pérgamo alguns que se "prostituíam" com a doutrina(ensino) de Balaão ( que foi infiel a Deus praticando a idolatria e participando das coisas sacrificadas aos ídolos), esses estavam agindo como Balaão agiu. E, o anjo(pastor) daquela igreja, juntamente com a igreja estavam fazendo vista grossa do pecado dessas pessoas, permitindo que o pecado continuasse, sem adverti-los ao arrependimento.
 Infelizmente, também, esse é um problema muito atual hoje em dia, muitos que compõe uma igreja, e até mesmo "aceitaram" a Cristo e se tornaram membros de uma igreja, agem assim; como aqueles da igreja de Pérgamo, estão participando das abominações que este mundo oferece. 
 Muitos estão se prostituindo espiritualmente e corporalmente com o pecado, e muitos pastores estão fingindo que não vêem, e deixam correr solto, estão deixando de advertir os erros de conduta porque não querem perder seus membros. O Senhor Jesus exorta as pessoas que agem dessa forma a se arrependerem para que não sofram as consequências de seus pecados.


Referências bíblicas: Apocalipse 1. 9-20; 2. 1-17.



      
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...