quarta-feira, 30 de maio de 2012

Como Resolver os Problemas da Vida?


 Quando a rainha de Sabá ouviu a fama de Salomão, no que se refere ao nome do Senhor, veio para prová-lo por enigmas. Salomão respondeu a todas as perguntas; nada houve difícil demais que o rei não pudesse explicar. E disse ao rei: Foi verdade a palavra que ouvi na minha terra, acerca  dos teus feitos e da tua sabedoria. (I reis 10: 1,3,6)


Palavra chave:"Sabedoria."


Introdução.
 Toda sabedoria e conhecimento vem de Deus, se à pedirmos com fé,  receberemos; a partir dai teremos condições de resolver os nossos problemas com a ajuda de Deus e através da sabedoria concedida por Ele.




  A palavra de Deus diz que temos que ter sabedoria; ela diz assim: "A sabedoria é suprema, isto é, ela está acima de tudo"(Prov. 8: 7); podemos buscar ter muitas coisas mas, acima de tudo a sabedoria, pois *ela edifica, isto é, constrói e fortalece o sábio.*(Prov.9: 1: Ecle.7:19)  Sem a sabedoria seremos tolos, agiremos de forma errada nos momentos de crise, seremos destruidores e não edificadores. A palavra de Deus diz também que *feliz é o homem que encontra a sabedoria, e o homem que adquiri o conhecimento. Pois ela é mais proveitosa do que a prata, e dá mais lucro do que o ouro.*(Prov. 3.13,14)
 Como adquirir a sabedoria? Um dos modos de adquiri-la é através da oração; o rei Salomão pediu a Deus sabedoria para poder reinar e julgar o Seu povo , ele poderia pedir o que quisesse pois o próprio Deus disse para ele: "Pede-me o que tu queres...," Salomão poderia pedir riquezas, bens ou honra..., porém ele pediu o mais importante, a sabedoria de Deus para ter condições de ser bem sucedido em seu reinado.
 O outro modo de adquiri-la é através da meditação da palavra de Deus; em Apocalipse 13:18  diz: "Aqui há sabedoria." É na palavra de Deus que encontramos instruções e respostas para todo tipo de problemas, pois nela há todo tipo de ensinamento moral, civil e religioso. Quem se guia pela palavra de Deus, torna-se um verdadeiro sábio.
 A sabedoria trás a paciência. A palavra de Deus diz: "A sabedoria do homem lhe dá paciência..."(Prov.19:11), o homem sábio é paciente, longânimo, ele é tardio em irar-se e é perseverante. Precisamos de paciência para lidar com aquelas pessoas que são usadas por  Satanás para nos perseguir, ser pacientes para esperar o momento certo de tomarmos posse da nossa vitória e perseverarmos na fé em Deus.
 A sabedoria prospera. A palavra de Deus diz: "O que adquiri sabedoria ama a sua própria alma; o que conserva o entendimento prospera (Prov.19:8)."  Certa vez o nosso Deus disse para  Josué: " Não te apartes da tua boca o livro desta lei, antes medita nele de dia e de noite, para teres o cuidado de fazer conforme tudo no que nele está escrito. Então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido (Jos.1:8)."  A sabedoria da palavra de Deus junto com a obediência, nos faz prosperar e ser bem sucedidos em tudo o que fazemos.
  A sabedoria do rei Salomão o fez prosperar em tudo, não houve rei igual a Salomão; no livro de II Crônicas 9:22,23, diz que *Salomão excedeu a todos os reis da Terra, em riquezas e em sabedoria. Todos os reis da terra procuravam ver o rosto de Salomão para ouvirem a sabedoria que Deus lhe pusera no coração.*  Enquanto Salomão se deixou guiar pela sabedoria de Deus ele prosperou em tudo.
  Assim como Salomão, devemos pedir a Deus sabedoria e conhecimento para poder lidar com as pessoas, para sermos edificadores e não destruidores, enfim, para podermos agir de maneira certa nos momentos de crise e assim resolvermos os nossos  problemas com a ajuda de Deus.


   "Que Deus te abençoe e lhe dê muita sabedoria em nome de Jesus."


Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.
Em: 28/05/2012.
Autora: Sandra Moura.
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...