segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ingratidão e Rebelião a Causa de Muitos Sofrimentos



Cantai alegremente a Deus, nossa fortaleza; celebrai o Deus de Jacó.
Isto é um preceito para Israel, e uma ordenança do Deus de Jacó.
Diz ele: Tirei dos seus ombros a carga; as suas mãos foram livres dos cestos.
Clamaste na angustia e te livrei, respondi-te do lugar oculto dos trovões; provei-te nas águas de Meribá.
Ouve-me, ó povo meu, e eu te admoestarei; há Israel, se tão-somente me ouvisses!
Não haverá entre ti Deus estrangeiro; não te prostrarás ante um Deus estranho. Eu sou o teu Deus, que te tirei da terra do Egito...
Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz; Israel não me quis. Pelo que eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram segundo os seus próprios conselhos.
Se meu povo tão-somente me ouvisse, se Israel andasse nos meus caminhos, de pronto eu abateria os seus inimigos...Eu te sustentaria com o trigo mais fino; com o mel saído da rocha te saciaria.( Salmos 81)


Introdução.
Muitos questionam o por que de seus sofrimentos e, não percebem que suas más atitudes são a causa de muitos deles. 


O texto base dessa mensagem fala da exortação de Deus ao povo de Israel que se rebelou contra ele e se tornou ingrato. Uma das piores dores que existe é a dor da ingratidão e rejeição; a pior coisa para um pai ou uma mãe é quando seu filho ou filha se rebela desobedecendo sua autoridade e torna-se ingrato.
O povo de Israel agiu assim contra nosso Deus e Pai, depois de usufruir das bênçãos do Senhor, de ser liberto e cuidado por ele se tornou ingrato, dando as costas para Deus o desprezando, o desobedecendo, indo após outros deuses e se prostrando ante a eles.
E Deus neste texto exorta: "Ó Jacó(Israel) me ofereçam louvores de gratidão, louvem e adorem somente a mim pois Eu Sou o único Deus e não há outro(ênfase minha), mas, Israel, não quis ouvir ao Senhor e, Deus os entregou aos seus próprios caminhos isto é, os deixou por sua própria conta e permitiu que Israel fosse subjugado, escravizado pelos seus inimigos. Muitos dizem que Deus não castiga isto é, que não disciplina, mas quem fala isso não conhece a Bíblia, se você ler o livro do profeta Isaías do 1º capítulo em diante, você poderá ver que Deus castiga sim; pois Ele mesmo diz: "Reconhece, porém, em teu coração, que como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o Senhor teu Deus."(Deuteronômio 8.5), essas palavras foram ditas para o povo de Israel e, também são para nós pois somos o Israel de Deus pela fé.
O povo de Israel sofreu por causa de suas más atitudes, e Deus os disciplinou através de seus inimigos permitindo que estes os escravizassem. Essa disciplina foi para correção do povo, para que através daquele sofrimento Israel se voltasse para Deus, e assim sucedia, Israel sofria, se arrependia e se voltava para Deus e, Deus em sua infinita misericórdia os ouvia e se voltava para eles os livrando de seus inimigos.
E hoje em dia  não tem sido diferente, muitos depois de provarem o amor de Deus e as suas bênção, por causa de um problema ou outro, por causa do pecado e dos prazeres desse mundo etc; têm se rebelado contra Deus, dando as costas para Ele o desprezando e o desobedecendo. Essas pessoas têm agido de maneira contrária a Palavra de Deus, e Deus tem permitido que os sofrimentos atinjam suas vidas para que assim elas acordem e se voltem para Ele, pois tem pessoa que só se quebranta através do sofrimento, só assim, ela se volta para Deus; parece até uma maldade da parte de Deus, mas não é, Deus nos trata como filhos, não é assim com nossos pais, quando fazemos algo de errado enquanto somos crianças, eles nos castigam?, da mesma forma o nosso Deus nos trata, é a maneira que Ele tem de nos dar umas palmadas. A vontade de Deus não é que o homem sofra, muito pelo contrário, Ele sofre quando tem que disciplinar, você pode perceber isso quando ele se lamenta nos versículos 8 e13 do texto base desta mensagem, quando Ele diz:"Ó!, Israel, se me ouvisses! Se Israel tão somente me ouvisse, se andasse nos meus caminhos,de pronto Eu abateria os seus inimigos... Eu o sustentaria com o trigo mais fino; e com o mel saído da rocha te saciaria." Essa é a vontade de Deus para nós, o melhor; Ele fez o homem e o colocou em um jardim maravilhoso, todas as tardes o homem  desfrutava da visita de Deus naquele lindo jardim, mas , o homem desobedeceu as ordens de Deus e como castigo foi expulso daquele maravilhoso jardim.
Muitas pessoas têm perdido a bênção da presença de Deus em suas vidas por causa da desobediência às suas ordens, mas Deus exorta o seu povo para que se arrependam e se voltem para Ele, para que sejam salvos, abençoados e felizes. 
Talvez caroª leitorª, você tem sofrido por causa de sua desobediência , por ter dado as costa para Deus e indo para outros caminhos que Ele te ordenou que não fosse, rebelando-se assim contra Deus. Acorde!, amadoª de Jesus, arrependa-se e volte-se para Deus pois ele te ama,ele quer o melhor para você,  quer te salvar, abençoar e cuidar de você, mas ele só poderá fazer isso se você deixar e se voltar pra ele, pois ele não te obriga a segui-lo, a decisão é sua. 
Deus te convida hoje ao arrependimento, faça isso enquanto á tempo pois o dia de amanhã não nos pertence, hoje estamos vivos e podemos tomar decisões, amanhã, não sabemos; se você morrer hoje ou amanhã, se Jesus vier hoje ou amanhã, você será salvo e irá para o céu morar com Jesus? Pense nisso caroª amigoª.

Frases do dia.
  "Ninguém deseja sofrer. Ninguém gosta de quebrantar-se.
Entretanto, o sofrimento é uma parte necessária da vida cristã, pois força-nos a desistir de levar a vida com nossas próprias forças, em vez de apenas descansar em Deus."(Extraído do livro: Águas da Rocha- V.I)
  "Deus utiliza provações para nos levar diretamente a ele. O Senhor deseja ser nosso tudo. Nada mais neste mundo irá satisfazer nossa alma."(Hannah Whitall Smith 1832-1911)



Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus!


Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.
Em:01/07/2011.
Autora: Sandra Moura.

Um comentário:

  1. se sairmos para outra igreja estamos se rebeliando.

    ResponderExcluir