terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Busque o Renovo no Senhor!




Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias.

( II Coríntios 4. 16).


 Introdução.

Iremos falar nessa breve mensagem de renovação. A definição de renovação é o ato ou efeito de renovar; renovar nesse contexto, é dar nova força, é revigorar.

 

 No texto base dessa mensagem o apóstolo Paulo, que viveu um ministério extremamente difícil, com muitas viagens, perseguições, açoitamentos, agressões, prisões...e, o próprio desgaste de seu corpo devido ao seu envelhecimento, declarou: Ainda que meu corpo esteja desgastado, contudo, o meu espírito se renova dia após dia.

 O nosso corpo tende a se cansar, a se desgastar com o passar dos anos; se desgastar pelas enfermidades; pelos trabalhos no decorrer da vida, pelas adversidades da vida... E, assim como o corpo, a nossa mente também se cansa, se desgasta.

 Porém, se tivermos um espírito voltado para Deus, ele é renovado dia após dia. Pois não fixamos os nossos olhos nas coisas e situações, mas em Deus, e em sua palavra.(2 Cor. 4.18). 

 Somos corpo, alma e espírito; o corpo é a nossa matéria física, a alma é nosso intelecto ou a nossa mente, e o espírito é o nosso ser espiritual, que o texto chama de nosso interior. E, esse espírito sente a necessidade de um relacionamento com Deus pois veio dele.

 Quando voltamos o nosso espírito para Deus, o buscando através da fé, da meditação de sua palavra, da oração e do jejum mantemos nossa ligação ou comunhão com Deus; com isso o Espírito Santo que é o Espírito de Deus Pai e de Jesus Cristo, e, que habita em nós, nos renova de dia em dia. E esse renovo nos trás força, vigor... é como se estivéssemos sendo "reformados"  todos os dias, sendo que essa renovação é espiritual; por isso é que Jesus diz: Vigiai, pois o espírito está pronto, mas, a carne é fraca.(MT 26.14). A nossa carne ou corpo pode ser fraca, mas, o nosso espírito se torna forte quando temos comunhão com Deus, por isso ele está sempre pronto pra resistir o mal...e enfrentar os reveses da vida.

  Se tivermos um espírito forte e renovado, mesmo que o nosso exterior, ou seja, o nosso corpo e a nossa mente estejam desgastados e cansados, o nosso espírito não deixará que paremos a nossa caminhada na fé. 

 Então, como Jesus disse: Vigie! Não deixe que sua fé desfaleça; busque sempre a renovação espiritual, pois você precisa da fé em Deus nosso Senhor Jesus Cristo para vencer e superar as circunstâncias adversas da vida, e, prosseguir sua caminhada rumo ao céu. E, assim como, o apóstolo Paulo, você também poderá declarar: Ainda que meu corpo se desgaste, contudo o meu espírito se renova de dia em dia, pois eu não fixo meu olhar nas circunstâncias, mas em Deus; pois Deus está comigo e em mim.


  Que Deus te abençoe sempre!


Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.

Em: 30/01/2024.

Autora: Sandra Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...