sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

A Vida Eterna.


Quando Jesus saiu, correu para ele um homem, que se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? ( Marcos 10.17).


Introdução.

A vida eterna não se herda; ela é recebida e conquistada pela fé em Jesus Cristo. Ela é desejada por muitos; mas, é preciso crer, se esforçar... Seguir e obedecer ao Senhor Deus para alcança-la.


 O texto base dessa mensagem, narra a história do jovem rico que queria a vida eterna. Como certamente ele herdou toda riqueza que tinha de seu pai, ele também achava que a vida eterna era herdada pelo Deus Pai. 

 E, Jesus respondeu a ele: sabes os mandamentos? Não matarás, não furtarás...(MC 10.19)? Ele respondeu: tudo isso tenho observado desde minha juventude (MC 10.20). E, Jesus lhe disse: Ainda te falta uma coisa, vai vende tudo que tens, dá aos pobres; e terás um tesouro no céu; depois vem e segue -me (MC 10.21).

 Aquele jovem ao ouvir as condições do Senhor Jesus, ficou muito triste e recusou; pois ele amava mais a sua riqueza do que o anseio pela vida eterna.

 A vida eterna não se herda; ela é recebida e conquistada pela fé em Jesus Cristo. Em João 3. 16, diz: ' Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna'. A fé em Jesus é a única forma de receber a salvação de sua alma e viver eternamente com Deus Pai e Jesus Cristo na eternidade.

 A vida eterna ou a salvação da alma é recebida e conquistada individualmente. Ela não pode ser herdada de pai pra filho e de mãe pra filho. Filho de cristão não é cristãozinho; há um ditado que diz: Filho de peixe é peixinho, mas filho de crente não é crentinho; esse ditado é verdadeiro pois cada indivíduo deve ter sua própria experiência de salvação, de nascimento de Deus. 

 Todo filho de crente deve aceitar a Jesus como seu único e suficiente salvador, deve nascer da água e do Espírito, ou seja, deve nascer de Deus, pra se tornar filho de Deus e ter a vida eterna.

 A vida eterna ou a salvação eterna, ou o reino do céu é alcançado por esforço. Em Mateus 11.12, Jesus diz: ...o reino do céu é alcançado por esforço; e os que se esforçam apoderam-se dele. Jesus também diz: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita; porque muitos tentarão entrar e não conseguirão.( LC 13. 24). A porta estreita é o caminho da salvação, é Jesus; a porta é estreita e o caminho é apertado, porque não é fácil ser um verdadeiro cristão nessa terra.

 Ser salvo ou cristão para uma natureza pecadora e regenerada não é fácil; pois há dentro de nós duas naturezas, a adâmica herdada de Adão que só quer o que é mal; e a espiritual herdada do Pai, do Filho e do Espírito Santo, pois fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, e, essa natureza quer o que é de Deus, por isso há uma guerra no nosso interior, a guerra entre a carne e o espírito.

 E, precisamos nos esforçar para vencer o mal que nos separa de Deus; para alcançarmos no final a vida eterna com Deus Pai e com nosso Senhor Jesus Cristo, e, esse esforço é a nossa cruz de cada dia que temos de levar ao seguir a Jesus.

 Para alcançar a vida eterna, também é preciso obedecer a Palavra de Deus. Não basta observar e conhecer tem que praticar ou obedecer; em Mateus 7. 24, Jesus diz: Todo aquele pois que ouve estas minhas palavras e ás pratica, será comparado a um homem que edificou sua casa sobre a rocha. Uma casa edificada sobre a rocha tem sua estrutura firme e nada à abala; Jesus é a nossa rocha; e, aquele que prática ou obedece sua palavra está edificado nele, jamais será abalado e destruído.

 A palavra de Deus, também diz: Sede praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vós mesmos.(Tiago 1.22). Quem conhece a palavra de Deus e não às pratica engana a si mesmo, pois este indivíduo pensa que é salvo e que vai viver eternamente com o Pai, ou que terá a vida eterna, mas não vai; pois a salvação é pela graça, mas há condições para mantê-la (pois ao aceitar a Cristo eu recebo a salvação, mas preciso me manter salvo pra no final da minha vida ser salvo), e  essa condição é a obediência.

 O jovem rico aprendeu os mandamentos com seu pai, e achava que só conhecê-los bastaria pra ter a vida eterna, provavelmente por seu pai ser um praticante dos mandamentos ele achava que por ser filho, herdaria a vida eterna, assim, como herdou sua fortuna. Mas, Jesus mostrou a ele que não bastava conhecer tinha que praticar; o maior mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas; e, quando Jesus falou para aquele jovem: Ainda te falta uma coisa, vai, vende tudo o que tem, dá aos pobres... depois vem e segue -me; ele não quis, pois ele amava mais a sua riqueza do que a Deus.

 A vontade de nosso Senhor Deus está registrada nas Escrituras, na Bíblia Sagrada; se queremos ser bem sucedidos nesta terra e ter a vida eterna temos que obedece-la.

 Para se ter a vida eterna é preciso renunciar. Quando eu renuncio, eu abro mão de algo ou recuso algo que quero; Em Lucas 9. 23, Jesus diz: ' Se alguém quiser me seguir negue- se a si mesmo...' Negar a si mesmo é dizer não para as próprias vontades para agradar a Deus; é dizer não pra tudo o que nos separa de Deus e que ocupa o lugar de Deus em nosso coração.

 O Jovem rico não quis aceitar a proposta e o convite de Jesus, pois teria que abrir mão daquilo que ocupava o lugar de Deus em seu coração, a sua riqueza. Dessa forma não pode seguir a Jesus e consequentemente, se não houve uma mudança, também não foi salvo. O  problema do jovem rico não era o seu dinheiro, era sua avareza, ou seja, o seu amor pela sua riqueza; se amarmos qualquer coisa ou alguém mais do que a Jesus, não somos dignos dele, e, consequentemente não teremos a salvação de nossa alma ou a vida eterna com o Pai.

 Para alcançar a vida eterna também é preciso seguir a Jesus. Jesus disse ao jovem rico: ' ... Vem e segue -me '.  Jesus diz em sua palavra: Eu sou o caminho a verdade e a vida. E ninguém vai ao Pai a não ser por mim.(João 14.6). Com estas palavras Jesus afirma que ninguém tem acesso a Deus Pai e viverá eternamente com ele, se não segui-lo; Jesus é o único caminho para isso.

 Quem renuncia por Jesus... e obecece sua palavra é recompensado. O jovem rico recusou as condições do Senhor Jesus; mas, os discípulos aceitaram e seguiram a Jesus; eles disseram: Nós deixamos tudo e te seguimos (MC 10.28). Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou campos, por causa de mim e do evangelho, que não receba cem vezes mais, agora no presente em casas, irmãos, irmãs...e campos, com perseguições, e no por vir, a vida eterna (MC 10. 29,30).

 Com estas palavras Jesus diz que não há ninguém que não seja sobremodo recompensado nessa terra por seguir a Jesus e obedecer a sua palavra, e, na eternidade terá a salvação ou a vida eterna.

 A vida eterna ou a salvação eterna é a maior dádiva concedida a nós por Deus através de seu Filho Jesus Cristo. Se queremos tê-la precisamos crer e obedecer a palavra de Deus. Quando eu creio em Jesus, quando eu o sigo e renuncio a tudo o que me impede de segui-lo; quando eu me esforço...eu obedeço a Deus.

 Se porventura, você tem algo que te impeça de seguir a Cristo; se tem algo tomando o lugar de Deus em seu coração, assim como o jovem rico, renuncie; tire essa coisa ou esse alguém do lugar de Deus, ele tem que ser o primeiro em tua vida, e, siga a Jesus, ou seja, siga os seus mandamentos assim terás a salvação eterna.

  

Que Deus te abençoe sempre em nome de Jesus!


Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.

Em: 26/12/2023.

Autora: Sandra Moura.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...