sexta-feira, 3 de abril de 2020

Há Dor Igual a Minha?

Não vos comove isto, a todos vós que passais pelo caminho? Considerai e vede se há dor igual a minha, que veio sobre mim...

(Lamentações 1.12).

Introdução. 
 Há pessoas que acham que seu sofrimento é maior; que ninguém sofre ou sofreu como elas. Então, o que diremos da dor, do sofrimento de Jesus: Há dor igual a dele?

 O texto base dessa mensagem  fala do lamento, do choro do profeta Jeremias, ante a desventura de Jerusalém, que estava cativa por causa do pecado do seu povo; por causa do grande sofrimento, Jeremias diz:...há dor igual a minha?
 A maioria das pessoas tendem a focar somente nos seus sofrimentos, e chegam ao ponto de pensar e declarar que seus sofrimentos são maiores, que ninguém sofre ou sofreu como elas. Mas, quando olhamos para o outro, na dor e no sofrimento do outro, percebemos que há pessoas com dores e sofrimentos maiores que os nossos; e que somos até felizes em comparação com o sofrimento delas.
 Aplicaremos o título dessa mensagem à Jesus.  Olhem para Jesus Cristo!  Há dor igual a dele? Quando Jesus estava diante de Pilatos, depois de ser torturado,  o colocaram uma coroa de espinhos, e Pilatos o apresentou diante da multidão, dizendo: "Eis o homem ", ou seja,  aí está o homem  a quem vocês querem matar... tomai  vocês mesmo e crussifiquem-no pois não acho nele crime algum. 
Um inocente e justo, foi morto por sua própria gente, por aqueles que deveriam amá-lo e considerá-lo. Jesus foi desprezado e o mais rejeitado entre os homens; em Isaias 53.3, diz: "Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores e que sabe o que é padecer; como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado e dele não fizemos caso." Há dor igual a essa?
 Jesus sofreu tremenda oposição.
Aqueles que o rejeitaram, eram contra ele e tudo o que ele pregava; em Hebreus  12.3, diz:" Considerai, pois, atentamente aquele(Jesus) que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, perdendo o ânimo". Esse texto nos adverte a considerar com muita  atenção o sofrimento de Jesus, no momento da nossa aflição e perseguição, para que não desanimemos; pois se focarmos  somente nos nossos problemas, na nossa dor com certeza ficaremos desanimados.
 Jesus foi torturado. Em Mateus 26. 67,68, mostra a tortura de Jesus, cuspiram em seu rosto, deram socos em seu corpo, ele foi esbofetiado por vários pessoas e foi escarnecido.   Seu suor foi como grandes gotas de sangue; suas costas foram cortadas pelos açoites; sua cabeça foi perfurada pela coroa de espinhos; deram-lhe pancadas com um caniço em sua cabeça; o xicoteram; deslocaram suas articulações; pregaram pregos nos seus pés e mãos, o crucifiraram; deram -lhe vinagre quando sentiu sede...E zombaram dele mesmo diante de tanto sofrimento. Há dor igual a essa? Não! Não existe dor maior e igual a de Jesus Cristo. 
 Jesus sofreu tudo isso por nós. Ele não conheceu  o pecado, mas se fez pecador por nós, morrendo em nosso lugar, para que fossemos justificados, perdoados por Deus e reconciliados à ele. Mas, ao terceiro dia, ressuscitou e, está a direita do Pai intercedendo por todos aqueles que buscarem a ele.
Por maior que seja a nossa dor, o nosso sofrimento, não há dor e sofrimento maior do que a de Jesus.
Por maior que seja a nossa dor, há pessoas com dores e sofrimentos maiores que os nossos; deixe de focar somente no seu sofrimento,  na sua dor, nos seus problemas...
Olhe para o outro, pense em coisas boas, pense no outro, pois assim você não sofrerá demasiadamente.
Há um personagem bíblico, chamado Jó,  que sofreu muito,  enquanto ele ficava só focando  em seu sofrimento, ele sofria demasiadamente, pois além dos problemas externos a sua alma também sofria, mas, um dia ele deixou de olhar e orar por si mesmo e começou a orar pelos seus amigos, logo depois Deus o abençoou e tirou o seu sofrimento. 
 Caro(a) leitor(a), por maior que seja o seu sofrimento, Deus é maior. E, Ele tem poder pra te tirar desse sofrimento. Busque nele a solução pra tua vida e você encontrará. 

 Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus!

Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus. 
Em:01/02/2015.
Autora: Sandra Moura. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...