terça-feira, 27 de março de 2018

Vencendo a Tentação (Ilustração)

Certa vez sansão foi a Gaza, viu ali uma prostituta, e passou a noite com ela.(Juízes. 16.1)


   Certo pastor estava distante de casa, realizando uma série de conferências em uma grande igreja evangélica. Ele estava hospedado em um confortável hotel e, todas as noites daquela semana, por volta das 22:30, alguém da igreja o deixava no hotel. Ele então atravessava o saguão, indo até a recepção buscar a chaves do seu quarto e depois se recolhia.
  Na sexta-feira, passava alguns minutos das 22:30, quando o conferencista caminhou pelo hall do hotel, dirigiu-se até a recepção e solicitou a chave do seu quarto. Depois, dirigiu-se ao elevador mas, subitamente, mudou o seu rumo para o bar do hotel, onde sentou pedindo um suco. "Vou ficar aqui um pouco; amanhã é sábado e poderei acordar mais tarde." A princípio, não reparou que, na outra ponta do balcão, havia uma loira lindíssima olhando fixamente para ele. Mas logo o pastor percebeu que era observado. Ele viu a mulher_ era muito bonita_ pensou e calculou que ela tivesse no máximo 42 anos. A mulher deu um amplo e desconsertante sorriso para o pastor, que permaneceu sério, sem devolver o gesto. Em seguida, ela levantou-se e, com aquele sorriso no rosto, veio andando graciosamente na direção do pastor, parou ao seu lado e disse-lhe: "Está procurando diversão?" Ela perguntou olhando-o nos olhos, mantendo aquele sorriso perturbador. O suave perfume da mulher atingiu o pastor em cheio. Ele olhou fixamente para ela e, educadamente, porém, com firmeza, disse: "Não, com licença."
 Dizendo estas palavras, o pastor levantou-se e foi embora.

                                                                            Paulo Pancote, pastor, professor de teologia e escritor.


Reflexão De Um Homem Íntegro

  Como disse um escritor, "a tentação é como poeira, cai sobre todo o mundo." Apesar disso, a tentação não é pecado; ceder a ela é que se constitui pecado. No texto bíblico acima, Sansão viu uma prostituta, não resistiu a tentação e dormiu com ela. Enquanto Sansão olhava e ela, provavelmente, se insinuava para ele, o pecado ainda não estava consumado. Mas a partir do momento em que Sansão, no seu coração planejou e decidiu ficar com ela, o pecado aconteceu.
  Tiago mostra como o mecanismo da tentação é desencadeado. Ele afirma que " cada pessoa pode ser tentada quando é atraída e seduzida pelo seu próprio desejo." Depois em língua figurada, ele diz que "o desejo, que já havia seduzido a pessoa, vai conceber e dar a luz ao pecado." (Tiago 1. 14-16) O pecado, portanto, é filho da cobiça.
   Vivemos hoje num mundo cheio de tentações. Homens e também mulheres são tentados no trabalho, numa simples ida ao supermercado, também numa festa, numa reunião de negócios; até mesmo na igreja a tentação pode acontecer. Mas Jesus diz como agir em relação a tentação: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26.41) Esta é a receita para enfrentar e vencer a tentação.

     "Portanto, submetam-se a Deus, resistam ao Diabo e ele fugirá de vocês."  ( Tiago 4.7)

Extraído.

2 comentários:

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...