Tomé , chamado Dídimo, um dos doze, não estava com eles quando Jesus apareceu.
Então os outros discípulos lhe disseram: Vimos o Senhor! Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos e não puser o meu dedo do seu lado, de maneira nenhuma crerei.
Oito dias depois, os discípulos estavam outra vez ali reunidos, e Tomé estava entre eles. Estando as porta trancadas, Jesus chegou, colocou-se no meio deles e disse: Paz seja convosco!
Depois disse a Tomé: coloca aqui o teu dedo e vê as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca no meu lado. Não sejas Incrédulo, mas crente!
Tomé lhe respondeu: Senhor meu e Deus meu!
E Jesus lhe disse: Porque me viste,crestes? Bem aventurados os que não viram e creram.
( João 20. 24-29).
Introdução.
A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (RM 10: 17); A fé é a certeza das coisas que se esperam, e convicção de fatos que não se vêem ( HB 11: 1). É assim que a Palavra de Deus fala a respeito da fé; e para agradar a Deus é preciso crer sem ver, pois essa é a característica da verdadeira fé.
O texto base dessa mensagem, narra a respeito de Tomé, um dos discípulos ou apóstolos do Senhor Jesus. Tomé, fazia parte do seleto grupo de discípulos que Jesus escolhera; ele viveu lado a lado com o Senhor Jesus por três anos;
Tomé, presenciou todos os milagres do Senhor Jesus, com exceção de um momento milagroso, a transfiguração do Senhor Jesus. Tomé, ouviu as pregações e os ensinamentos do Senhor Jesus; ele pôde observar o exemplo do Senhor Jesus, porém, era incrédulo.
No contexto desse texto, narra a ressurreição de Cristo; a aparição dele a Maria Madalena, e posteriormente a aparição dele aos discípulos; mas, Tomé, não estava presente.
Ao vê-lo, os demais discípulos relataram -lhe que Jesus apareceu para eles; mas, Tomé não acreditou. Veja bem, Jesus anunciou a eles que morreria crucificado, e que em três dias ressuscitaria, e que voltaria para o Pai; Tomé, ouviu tudo isso, mas, diante de sua incredulidade certamente não dava crédito no que o Senhor Jesus falava, pois ele declarou que só acreditaria na ressurreição de Jesus se o visse, e o trocasse.
Que triste e decepcionante é para Deus a incredulidade!
Jesus voltou a se encontrar com seus discípulos alguns dias depois; dessa vez, Tomé estava presente entre eles; e Jesus lhes disse: Paz seja convosco! E Jesus se dirigiu a Tomé e disse: Coloca aqui o teu dedo e vê as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca no meu lado. Não sejas Incrédulo, mas crente! Jesus, ao declarar essas palavras para Tomé, mostrou que a incredulidade dele, o desagradou; a palavra de Deus diz que sem fé é impossível agradar a Deus...(Hebreus 11.6).
Tomé, ao ver que era Jesus, disse: Senhor meu e Deus meu! E Jesus lhe disse: Porque me viste, creste? Bem aventurados foram os que não viram e creram.(Jo 20. 28,29).
Quando o Senhor Jesus diz que Bem aventurados são os que não viram e creram, ele quer dizer que estes são mais que felizes; pois a palavra Bem Aventurados, significa mais que felizes. Eles são mais que felizes, pois essa fé os salva, os abençoa, pois essa é a verdadeira fé; a fé que crê sem ver; que crê no invisível, no impossível, pois ela está fundamentada em Jesus Cristo e em sua Palavra.
Quando o Senhor Jesus disse para Tomé não ser incrédulo, mas crente, ele queria que Tomé mudasse de postura, que ele vivesse na fé. E, é isso que Deus quer de cada um de nós; que ainda que não o vejamos creiamos nele e em sua Palavra; que ainda que não vejamos com nossos olhos físicos a solução dos nossos problemas, que pela fé creiamos na solução deles, na nossa vitória.
Diante dessa mensagem, e das palavras do Senhor Jesus, como você tem sido? Tem sido como Tomé ou tem sido como o Senhor Jesus quer a respeito da fé? Isto é, você crê sem ver. Se você tem sido como Tomé, o Senhor Jesus diz a você: Não sejas incrédulo, mas crente!(Jo 20. 27).
Todavia, se você tem sido como Deus quer, isto é, você não precisa ver para crer, pois você sabe quem é o Deus que você segue; que ele é poderoso para cumprir suas promessas; e que ele faz infinitamente mais tudo o que pedimos ou pensamos (Efésios 3.20); Jesus diz a você: Tudo é possível ao que crê!(Marcos 9. 23).
Querido(a), que essa mensagem seja um alerta, e edificação para tua vida; que você venha viver na fé no Senhor Jesus e na sua Palavra; assim você será bem aventurado, ou seja, mais que feliz, pois você verá a glória de Deus em sua vida; pois Jesus diz: Se creres, verás a glória de Deus.(Jo 11.40).
Que Deus te abençoe sempre em nome de Jesus!
Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.
Em: 08/12/2024.
Autora: Sandra Moura.