E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus opressores, porque conheci as suas dores.
(Êxodo. 3. 7).
Introdução.
Deus te vê; te ouve; conhece seus sofrimentos, e desce para te livrar.
O texto base dessa mensagem, é uma narrativa da chamada de Moisés como libertador do povo de Israel da escravidão do Egito. Os Israelitas tornaram -se escravos do Egito, pois Faraó temia uma revolução contra seu governo e seu povo, pois os Israelitas era um povo extremamente numeroso e forte.
Mas, antes dessa escravidão acontecer, o povo de Israel vivia uma vida próspera no Egito por causa de José, que era governador do Egito, e por isso era favorecido pelo Faraó de sua época. Porém, José morreu e, também o Faraó que o conhecia e, se levantou outro Faraó que não conhecia a José e nem tinha consideração alguma pelo povo de Israel, e nem pelo já falecido José; com isso, tudo mudou para os Israelitas, o novo governante os escravizou.
E, no texto base dessa mensagem, depois de quatrocentos anos de escravidão dos Israelitas, Deus aparece para Moisés, em forma te um Anjo, no meio de uma sarsa ardente, e diz: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa de seus opressores; e conhecido os seus sofrimentos.
Os Israelitas estavam escravizados por quatrocentos anos (por quatro gerações), muitos deles morreram na escravidão, vítimas de um extremo sofrimento; mas, na quarta geração ainda tinha remanescentes que guardaram a fé no Deus de Abraão, Isaque e Jacó; eles não perderam a esperança em Deus, e nem a confiança de que Deus ia cumprir a promessa que fez ao seu pai Abraão, de que os tirariam do Egito e os levariam para a terra prometida, Canaã (Gênesis 15. 13, 14); mesmo vivendo em grande sofrimento eles perseveram em clamar a Deus.
Veja bem, foram quatrocentos anos a espera de uma promessa, debaixo de um extremo sofrimento, mas, mesmo assim, aquela geração de Israelitas ainda esperava, esperançosamente pela libertação deles, clamando ao Senhor.
No tempo oportuno, ou seja, no tempo determinado por Deus, ele entra em ação a favor dos Israelitas, e chama a Moisés, escolhido desde o ventre, para ser libertador do Povo de Israel, e diz: o clamor dos Israelitas, chegou até a mim;...e, desci para livrá-los e levá-los daquela terra, para uma terra boa, espaçosa, uma terra que mana leite e mel...(Gn 3. 8,9); e, como conhecemos a história, Deus libertou os Israelitas com sua potente mão.
O que essa historia nos ensina, é que apesar do sofrimento e do tempo de espera eles não perderam a fé, e nem a esperança ; eles perseveraram em clamar a Deus.
Muitas das vezes, o tempo de espera, o sofrimento desanimam as pessoas, e isso é normal, pois somos humanos, mas, não podemos deixar que a dor nos domine, que o desânimo nos domine, e, tire de nós a esperança e a fé em Deus. Mas, infelizmente, algumas pessoas são vencidas e abandonam a sua fé em Deus, porque a resposta de suas orações não veio na hora e do jeito que queriam.
O tempo é de Deus; é ele quem sabe o dia e a hora certa de intervir a nosso favor. A palavra de Deus diz que há um tempo determinado por Deus para todas as coisas debaixo do céu, ou seja, nessa Terra; há tempo de nascer e de morrer; tempo de chorar e deixar de chorar...(Eclesiastes 3).
Não adianta querer que tudo aconteça no nosso tempo, na nossa hora, ou seja, não adianta ter pressa. Porque nem sempre as coisas serão do nosso jeito; porque há a vontade soberana de Deus; terá vezes que Deus atenderá a nossa vontade, mas, haverá vezes que será da vontade dele, e temos que ter maturidade para entender isso; mas, sem resposta não ficaremos, pois ele ouve nossas orações e nos responde.
O Senhor Deus disse a Moisés: O clamor dos Israelitas chegou até a mim; por isso desci para livrá-los. Deus te vê, te ouve, conhece o seu sofrimento, e desce para te livrar. Ele desceu em forma de um Anjo a Moisés; da mesma forma ele desceu lá na cova dos leões para livrar a Daniel; ele desceu lá na fornalha ardente para livrar Sadraque, Mesaque e Abdinego; ele desceu quando enviou a Jesus Cristo, seu Filho unigênito, para salvar e libertar a todo aquele que nele crê... e ele desceu quando enviou o Espírito Santo para está com sua igreja; então, não se desespere, se você confiar nele, ele também te livrará.
Talvez, você tem sofrido a algum tempo, e esse tempo tem sido longo; você tem chorado, tem estado angustiado...e tem clamado por Jesus por muito tempo; e, talvez, você tem pensado que Deus não está te ouvindo ou não quer te responder; talvez, os pensamentos de desistência de tudo tem te dominado, se esse é o seu caso; não desista! Deus tem te ouvido; rejeite esse pensamento; repreenda em nome de Jesus todo pensamento contrário a sua fé, contrário a Deus, pois esses pensamentos são destrutivos.
Creia em Deus, creia nas suas promessas; confie nele, pois ele cumpre suas promessas, ele é Poderoso para cumpri-lás. Creia na sua vitória! Declare a tua Vitória em nome de Jesus, e assim será, você crê? O Senhor Jesus diz que tudo é possível ao que crê; e que se cremos veremos a glória de Deus. Então, creia e espere nele, pois Ele é fiel!
Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus!
Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.
Em:28/10/2024.
Autora: Sandra Moura.