domingo, 2 de setembro de 2018

Novas Criaturas

"...quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem , que se corrompe pela concupiscências do engano,
e vos renoveis no espírito de vosso sentido,
e vos revistais do novo homem, que segundo Deus, é criado em justiça e santidade."(Efésios 4-22-24)
"Assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (II Coríntios 5. 17).

Introdução.
 Aqueleª que nasceu de Deus deixou no passado todos os desejos e atitudes pecaminosos do seu velho eu, pois agora ele, ela é uma nova criatura em Cristo Jesus.

 No texto bíblico acima, o apóstolo Paulo diz a igreja de Éfeso que eles não andem mais como os gentios, ou seja, como os mundanos, pois são novas criaturas em Cristo Jesus. Ele diz que a igreja não pode andar como os gentios pois eles andam na vaidade de seus próprios pensamentos, isto é, na sua própria vontade e, não como Deus quer.
 O novo homem, ou seja, o nascido de Deus não é, e não pode ser assim. Ele anda conforme os ensinos de Cristo, a vontade de Cristo. O apóstolo Paulo diz para a igreja: "Mas, vós não aprendeste assim a Cristo, se é que o ouviste, e nele fostes ensinados, conforme é a verdade em Jesus." Isso quer dizer que aquele que nasceu de Deus, o novo homem, que aprendeu do Senhor Jesus, que deu ouvidos aos seus ensinos não anda na vaidade de seus próprios pensamentos e vontades, ele anda conforme aprendeu na palavra de Deus, conforme a vontade  do Senhor Jesus.
 O novo homem tirou de si as práticas do velho homem, ou seja, do homem pecador que era antes de aceitar a Cristo. O apóstolo Paulo diz no versículo 22, de Efésios 4, que o novo homem deve abandonar as coisas do velho homem, isto é, as práticas de quando era do mundo e, isso cabe da decisão de cada um, com a ajuda do Espírito Santo, ou seja, o nascido de Deus deve tomar a decisão de não ser mais como era antes e, se esforça para isso contando com a ajuda do Espírito Santo.
 O novo homem renova seu espírito no entendimento. Renovar é fazer novo a cada dia; o novo homem, ou seja, aquele que nasceu de Deus, está sempre buscando ser entendido das coisas de Deus, ele está sempre buscando conhecer e entender a Palavra de Deus, com isso ele cresce espiritualmente e no conhecimento de Deus dia após dia.
 Aquele que nasceu de Deus, se reveste do novo homem vivendo em santidade. Revestir-se é vestir-se várias vezes; espiritualmente falando o nascido de Deus se reveste diariamente das atitudes do novo homem, ele faz isso praticando a santidade, a comunhão com Deus através da meditação da Palavra de Deus, do  jejum, da oração... se separando diariamente de tudo o que é pecaminoso, que o afasta de Deus.
 O novo homem é nova criatura pois ele está em Cristo e, as práticas do velho homem passaram. A palavra de Deus diz: " Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas passaram eis que tudo se fez novo." Isto quer dizer que as práticas do velho homem não fazem mais parte da vida dele pois ele nasceu de novo, isto é, ele nasceu de Deus; isso é coisa do passado, não pertence mais a ele.
 O novo homem tem novas atitudes, e suas atitudes novas, são de acordo com a vontade de Deus. O apóstolo Paulo diz nos versículos 25-31 de Efésios 4: "Pelo que deixai a mentira e falai a verdade, irai-vos e não pequeis. Aquele que furtava, não furte mais, antes trabalhe..." Essa palavra está dizendo com isso o seguinte: tudo o que a pessoa fazia de errado no passado não pode mais ser feito, tem que ser deixado para trás, pois isso tudo é contrário a Palavra de Deus e desagrada a ele.
 O novo homem tem os frutos do Espírito. Quando nascemos de Deus recebemos o Espírito Santo e, ele vem para nossa vida com todos os seus "frutos", ou seja, com suas características, isto é, suas qualidades, seu jeito de ser. Os frutos do Espírito são: "amor, paz, bondade, longanimidade, temperança..." Ao nascermos de Deus passamos a ter essas qualidades pois elas fazem parte do Espírito de Deus que habita em nós.
 O novo homem é um imitador de Cristo. Ele é benigno, ou seja, ele tem bom caráter, ele é misericordioso, bondoso... ele é perdoador assim como o Senhor Jesus é. O apóstolo Paulo diz: "Sede meus imitadores, assim como eu sou de Cristo". Ele imitava a Cristo e convocava a igreja a fazer o mesmo.
 O novo homem, isto é, aqueleª que nasceu de Deus é nova criatura em Cristo Jesus. Portanto, deve viver como nova criatura que é, de acordo com a vontade de Deus e, a vontade  de Deus está registrada na Bíblia Sagrada, ela é o nosso manual de regra e prática para um viver santo diante de Deus e da sociedade.
 Se há na vida daqueleª que aceitou a Jesus, práticas do velho homem, é preciso que ele ou ela faça uma auto- análise e veja se realmente nasceu de Deus ou só se convenceu de que o Senhor Jesus é o seu Salvador, pois aquele que nasceu de Deus se tornou uma nova criatura e não quer mais ser como antes. Se por ventura, ele ou ela ver que ainda gosta e sente prazer nas práticas do velho homem é porque  não nasceu de novo, então, é preciso procurar o mais rápido possível buscar o novo nascimento em Cristo Jesus pois disso depende a salvação de sua alma.

  Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus!


Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.
Em: 28/02/2017.
Autora: Sandra Moura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...