Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi, chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
(Isaías 43.1).
Introdução.
Somos propriedade exclusiva de Deus; somos amados... e guardadados por ele. Por isso, não devemos ter medo, pois o Senhor nosso Deus e Salvador Jesus Cristo cuida do que é dele.
No texto base dessa mensagem, o Senhor falou para o povo de Israel, através do profeta Isaías, o seguinte: 'Não temas, porque eu te remi...' A palavra remir, é o mesmo que resgatar, livrar alguém da mão do opressor, através de um resgate pago ou através da força. O povo de Israel estava cativo em Babilônia, e, certamente estava temeroso, desesperançado... pois, havia muito tempo que estavam cativos; certamente pensavam que Deus os havia esquecido.
Mas, Deus, na sua infinita misericórdia, e, por causa de sua fidelidade e infinito amor; levou uma palavra de consolo e esperança para aquele povo. Uma promessa de livramento; seu povo seria livre e retornaria para sua pátria; e, assim foi, quando se cumpriram os setenta anos de cativeiro, Deus, através de Ciro, o rei da Pérsia, libertou o povo de Israel, e eles voltaram pra sua terra natal.
Semelhantemente, a humanidade, estava cativa nas mãos de Satanás por causa do pecado. Mas, Deus, em seu infinito amor e misericórdia, nos resgatou através do sacrifício de Jesus Cristo, seu Filho amado; fomos remidos, resgatados, comprados por preço de sangue; não foi com ouro...ou prata, mas, sim, com o precioso sangue de Jesus( I Pedro 1.18,19).
Todos, quantos, aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador, foram livres da escravidão do pecado e, de seu opressor, o diabo.
Deus, ainda disse para o povo de Israel: 'Chamei-te pelo teu nome...' Quando uma pessoa é chamada por Deus, ela é escolhida por ele, e, ele à chama pelo seu próprio nome, e, isso é pura graça, ou seja, é um favor imerecido, é uma dádiva... e, isto é prova do quanto ele nos conhece e tem intimidade conosco, e, também o quanto ele valoriza nosso nome.
Deus, chamou a Samuel pelo nome, chamou a Abraão, Moisés... pelo nome e, a muitos outros. Jesus, chamou a Pedro, Tiago, João...enfim, os doze discípulos, e, ele chama a todos os que quiserem segui-lo: Vinde a mim todos vós, que estão cansados e sobrecarregados que eu vos aliviarei ( MT. 11,28). Eu sou o caminho, a verdade, e a vida, e ninguém vai ao Pai, a não ser por mim (João 14.6). Eu vim para que tenham vida, e à tenham em abundância (João 10.10).
Deus, falou para o povo de Israel, que embora eles tivessem no cativeiro, eles não estavam sós, desamparados... Ele estava com eles em todos os momentos, por isso ele disse: Quando passares pelas águas, estarei contigo, quando pelos rios, eles não te submergirão, quando passares pelo fogo não te queimarás nem a chama arderá em ti. Porque EU Sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel... Não temas! Eu Sou contigo...(Isaías 43.2,5).
Da mesma forma que Deus esteve em comunhão, presente com o povo de Israel em todos os momentos e situações, os guardando... Ele está conosco, cuidando da gente em todos os momentos, e, nos dizendo através de sua palavra: Não temas! Eu Sou contigo.
Jesus diz em sua palavra: E, eis que estou convosco, todos os dias, até a consumação dos séculos (Mt 28.28). É promossa do Senhor, e, ele cumpre suas promessas; por isso não estamos sós em nossas batalhas, porque o Senhor Jesus está conosco nos guardando... e guerreando nossas guerras.
O Senhor Deus, também disse ao povo de Israel: ... porque eu te amo... eu te livrarei ou resgatarei...(Is 43.4). Deus nos ama! E, nos amou tanto, que entregou o seu único Filho como resgate de nossa vida. A palavra de Deus diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas, tenha a vida eterna ( João 3.16). Tudo isso, é porque ele nos ama e somos preciosos aos seus olhos.
O Senhor Deus, falou ao povo de Israel: "...ajuntar-te-ei..." Israel, estava separado, uma parte estava num lugar, e outra em outro, mas o Senhor disse que ía juntá-los novamente em sua pátria, como de fato, aconteceu. No fim dos tempos, o Senhor Jesus ajuntará dos quatro cantos da Terra, a sua Igreja, para ás bodas do Cordeiro, e, estaremos pra sempre com o Senhor na Nova Jerusalém (Ap.21).
O Senhor Deus, também diz no texto base dessa mensagem: '...aos quais criei para minha Glória...' O povo de Israel, foi criado para glória de Deus, através dele o nome de Deus seria glorificado, e, vimos isso através da história deles, na trajetória da caminhada deles rumo a terra prometida, e em muitas outras ocasiões. A Igreja do Senhor Jesus, também é testemunha do poder de Deus aqui na Terra, ela também foi criada para a glória de Deus, aliás, o ser humano foi criado para glória de Deus, mas, muitos deles não o glorificam com suas vidas.
Deus se revelou e se revela ao mundo de várias formas, para que os povos entendam e creiam que Ele é Deus, o único Deus e não há outro. E, ser criado com a finalidade de glorificar à Deus, e, ser escolhido por ele , é um grande privilégio.
Deus falou para o povo de Israel: ' Vós sois minhas testemunhas'. Só testemunha, aquele que presenciou o fato; o contrário disso, é falsa testemunha. O povo de Israel presenciou os momentos em que Deus revelou o seu poder, mostrando que não havia e não há outro Deus além dele.
Da mesma forma, a Igreja do Senhor Jesus é testemunha do poder dele aqui na terra. Pois temos presenciado o seu poder, as suas maravilhas... em nossas vidas, e na vida daqueles que crêem em seu nome; e, testemunhado que não há outro Deus; não há outro caminho... pelo qual devamos ser salvos; essa é a nossa missão aqui na Terra.
Por causa de tudo isso, não devemos temer. Pois, somos e fomos criados, formados, remidos e chamados por Deus. Somos propriedade exclusiva dele, e, ele cuida do que é seu; ele está cuidando de mim e de você. Por isso, não tenha medo! Deus nosso Senhor Jesus Cristo está contigo!, no controle de tudo. Creia nisso.
Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus!
Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.
Em: 25/02/2021.
Título e tópicos: Bíblia da Pregadora.
Desenvolvimento: Sandra Moura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário