Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. (Josué 1.9).
Introdução.
Até tomarmos posse da nossa bênção há muitos obstáculos... a serem vencidos; e, para tomarmos posse precisamos ser fortes e corajosos.
O texto base dessa mensagem, fala da história de Josué e do povo de Israel, rumo a conquista da terra prometida. Josué recebeu de Deus uma grande e importante missão, suceder a Moisés e guiar o povo rumo a terra prometida.
A conquista não seria fácil, havia muitos inimigos poderosos que teriam de enfrenta-los e desapossá-los da terra. Quando Moisés ainda liderava o povo, ele mandou doze espias espiar a terra que Deus prometêra, e, Josué era um dos doze; ele pôde constatar que a terra era realmente boa, havia muita fartura, mas, havia ali, homens poderosos, gigantes que aos olhos humanos eram invencíveis, porém, Josué e Calebe, não se intimidaram, pois criam que o Deus que eles serviam era maior, e, com a ajuda dele poderiam vencê-los e tomar posse da terra.
Josué estava prestes a entrar na terra prometida, com uma grande responsabilidade em suas mãos, o de liderar o povo de Israel, um povo difícil e obstinado. E, também diante da expectativa de uma grande batalha, como comandante do exército de Israel contra aquele povo.
Por isso, Deus disse a Josué: "Seja forte e corajoso, não tenha medo... pois eu sou contigo por onde quer que andares". Ser forte e corajoso, é não fraquejar diante das lutas, da dificuldade; é ter em sua mente firmesa ante as situações aflitivas ou difíceis; é não se deixar intimidar pelas adversidades.
Imagine! A sua vida, como a vida do povo de Israel, quantos problemas eles passaram desde a saída do Egito até tomarem posse da terra prometida. Eles passaram pelo deserto, longas caminhadas... isso nos mostra que a bênção do Senhor não vem de mão beijada, há uma luta, uma guerra a ser travada.
E, Deus permite essa luta para que venhamos valorizar a bênção recebida, para estarmos fortes e experientes... naquilo que ele tem preparado pra nós.
Precisamos ser fortes e corajosos para reivindicarmos as promessas. Josué precisava de força e coragem para reaver a sua terra, que estava de posse de outros povos; precisamos também dessa força e coragem para reivindicarmos o que é nosso por direito.
Talvez, você tem algo que é teu na mão de outros, e, vai ser preciso lutar até mesmo na justiça para reaver seus direitos; e, você tem de lutar com pessoas mais fortes ou influentes do que você. Mas, não tenha medo, não se deixe intimidar por eles; siga em frente, chame o Senhor Jesus pra estar na frente dessa batalha, busque nele a força e a coragem que precisas, e tu vencerás.
Precisamos ser fortes e corajosos para obedecer as ordens de Deus. A ordem de Deus para Josué era tomar posse da terra, enfrentando os inimigos que ali estavam, uma coisa aparentemente difícil de realizar.
As vezes, Deus nos manda fazer algo que para nós perece difícil, porém, precisamos obedecer para sermos bem sucedidos. Precisamos ser fortes e corajosos para superar as dificuldades. A nossa vida aqui na terra não é fácil, há muitas aflições e dificuldades; o próprio Senhor Jesus nos adverte em sua palavra, que no mundo teremos aflições...e, para vencermos precisamos ser fortes e corajosos, e contar com ele.
Muitos, diante das adversidades fraquejaram, perderam a batalha da vida, pois se deixaram intimidar por ela, não buscaram no Senhor Jesus o auxílio que precisavam, e, se desesperaram, cometendo suicídio por não suportarem a situação. Definitivamente, essa não é a solução; a morte não é o fim de tudo; é o início de uma eternidade com Deus ou sem Deus depende das escolhas e ações daquele que morreu aqui na terra.
Precisamos ser fortes e corajosos para ficarmos firmes quando se levantarem contra nós. A palavra de Deus diz que a nossa luta não é contra a carne e o sangue, ou seja, não é contra a pessoa, e, sim, contra o diabo e os demônios; todavia, os demônios precisam de corpos para agirem, e, eles, usam as pessoas que lhe dão brexas ou legalidade pra eles os usarem, afim de perseguirem os outros, tornando-os ferrenhos adversários;
Nesses momentos, precisamos pedir forças e coragem ao Senhor Jesus para não desfalecermos na fé, para não perdermos o ânimo, para não retrocedermos desistindo da fé no Senhor Deus, pois muitas das vezes esses inimigos estão dentro da nossa própria casa.
Precisamos ter força e coragem para não desanimar diante das derrotas. As vezes, perdemos algumas batalhas na vida, mas, não a guerra; e, nesses momentos de perca precisamos ser fortes e corajosos para permanecermos firmes na fé em Deus, pois ele sabe de todas as coisas.
Muitas pessoas, diante de alguma derrota perdem a fé em Deus, pois acham que ele os equeceu, os abandonou... todavia, Deus nosso Senhor Jesus Cristo, nunca nos esquece e nem nos desampara. Precisamos entender que nem sempre ouviremos o sim de Deus, pois é a vontade soberana Dele que prevalece em nossa vida; pois ele sabe o que é melhor pra nós, e nem tudo o que queremos é o que precisamos.
Talvez, você esteja enfrentando uma guerra muito grande para tomar posse de sua bênção. E, nessa luta, você tem perdido a força e a coragem; mas, não desanime, não tenha medo, tenha fé em Deus nosso Senhor Jesus Cristo; creia que ele é contigo e você vencerá, e tomará posse da sua bênção. Os inimigos podem até tentar te intimidar, te fazer desistir... mas, não se deixe intimidar, não desista, pois Deus é maior.
O nosso Deus te diz hoje: "Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares". (Josué 1.9). Creia nessa palavra e tome posse de sua vitória em nome de Jesus.
Que Deus te abençoe sempre, rica e abundantemente em nome de Jesus !
Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.
Em:26/03/2013.
Autora: Sandra Moura.
Boa tarde amada Missionária Sandra, encontrei hoje o seu Blog, fiquei muito feliz com suas mensagens Edificantes, pois tem me abençoado muito. Glória a Deus! Aleluia!Que o Senhor Jesus continue Abençoando e Te ILuminando com muita Sabedoria. Grande Abraço. Janaína Mota/Fortaleza
ResponderExcluirAmém! Obrigada querida Janaína. Que Deus à abençoe grandemente em nome de Jesus.
ResponderExcluir