Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.
Porém, os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte que nós...
Se o Senhor se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.
( Números 13. 30,31; 14.8).
Introdução.
A fé nos faz ver além das impossibilidades, ela ultrapassa a naturalidade e nos faz ver o sobrenatural de Deus.
Profetizar, significa declarar ou dizer com antecedência fatos ainda não ocorridos. O texto base dessa mensagem, narra a história dos doze espias, enviados por Moisés a espiar a terra prometida . Chegando lá, viram que a terra era realmente boa e de muita fartura, assim como Deus prometera, mas, que havia homens gigantes e poderosos.
Quando eles chegaram para dar o relatório da terra, dez, dos doze espias, começaram a difamá-la, dizendo que não poderiam contra aquele povo, pois aos seus próprios olhos eram como gafanhotos diante deles. Mas, a fé de Calebe, um dos espias, o fez ver além do que era natural acontecer, pois o natural seria perderem para aquele povo, pois os guerreiros eram fortíssimos; mas Calebe movido pela sua fé via além da naturalidade, da impossibilidade, pois ele cria num Deus que era maior do que seus inimigos e que lhe daria vitória.
A nossa fé tem que ser dessa forma. Ela tem que ser sobrenatural. Quando cremos dessa forma o sobrenatural, ou seja, o milagre de Deus acontece em nossa vida. O que é sobrenatural? É o que está acima do natural, é o que não se explica, é o que está acima das impossibilidades... um exemplo, a pessoa foi desenganada pela medicina, o natural é que ela morra de sua doença, mas, através da sua fé em Deus nosso Senhor Jesus Cristo, ela alcança o milagre da cura, isso é sobrenatural, e o sobrenatural só Deus pode fazer; a fé dessa pessoa viu além das impossibilidades, ultrapassou a naturalidade e à fez ver em sua vida o milagre.
A fé nos dá a certeza de vitória. Olha a declaração de Calebe:"Eia! subamos animosamente, e possuamo-la em herança, pois certamente prevaleceremos contra ela"(Nm 13.30). Calebe estava profetizando a vitória, pois sua fé via além das impossibilidades, da naturalidade; humanamente falando, era impossível eles vencerem aqueles inimigos, mas, pelos olhos da fé de Calebe e Josué a vitória seria certa.
A fé nos faz ultrapassar o medo. Há o medo normal que todo ser humano sente, pois é um sentimento natural de auto-proteção. Todavia, há também o medo fora do normal, desesperador... movido pela falta de fé em Deus, pela falta de confiança própria... e, esse tipo de medo impede a pessoa de seguir em frente, de se lançar em determinada coisa... e com isso ela fica estagnada.
Enquanto o medo, o desespero, o pavor e a falta de confiança... fazia parte do coração dos dez espias, no coração de Calebe e Josué não havia espaço para o medo, pois eles estavam cheios de fé e confiança em Deus. A fé deles afastava todo o medo; a palavra de Deus diz que o verdadeiro amor lança fora todo o medo; e, quem é o verdadeiro amor? É Deus. Pois Deus é amor; e, é nesse Deus, criador do céu, da terra, do mar e de tudo o que neles há que Calebe e Josué criam.
A fé nos faz declarar a vitória. Josué declarou, profetizou a vitória antes mesmo de alcança-la, ele disse:" ...certamente prevaleceremos contra ela..." É dessa forma que age aquele que tem a sua fé alicerçada em Deus nosso Senhor Jesus Cristo, a situação pode até parecer perdida, desfavorável... mas, para aquele que tem fé em Deus não há impossibilidades.
A incredulidade, ou seja, a falta de fé e confiança em Deus, ao contrário da fé, faz com que a pessoa não consiga "enchergar " ou "ver" além, isto é, ela não consegue acreditar naquilo que almeja receber ou realizar, ela não consegue crer no sobrenatural... e, com isso ela só declara ou profetiza derrota; com os dez espias foi assim, quando declaram: " Não poderemos atacar aquele povo; são mais fortes do que nós..."
O incrédulo é vencido pelo medo. Os dez espias declaram: "...A terra pelo meio da qual passamos a espiar, é terra que devora seus moradores. Todo o povo que vimos lá, são povo de grande estatura... e eramos aos nossos próprios olhos como gafanhotos na frente daqueles moradores". A incredulidade faz isso, faz a pessoa se sentir pequena, insignificante e apavorada diante de certas situações, pois lhe falta a fé e confiança em Deus, e com isso ela não consegue vencer.
O incrédulo não acredita na sua vitória e declara a derrota . Os dez espias diziam: "Não vamos conseguir; não podemos com este povo..." Quando a pessoa não tem fé é desse jeito, em sua mente só passa pensamentos derrotistas; pois o incrédulo só vê o natural; ele não consegue ver além da impossibilidade e nem ultrapassar a naturalidade, ou seja, não consegue crer no sobrenatural de Deus, por isso que ele só declara derrota.
Querido(a), Deus nosso Senhor Jesus Cristo, quer que cada um de nós tenhamos a fé que vê além das impossibilidades, que ultrapassa a naturalidade, ou seja, que crê no sobrenatural de Deus. Pois a fé é assim, ela é a certeza do que se espera e convicção de fatos que não se vêem ( Hb. 11.1). Pois, só através dessa fé que alcançaremos a vitória e a salvação de nossa alma; se você não consegue ter essa fé, pessa à Deus que ele te dará, pois ele é o Autor e consumador da fé.
Que Deus te abençoe ricamente e, te dê a fé sobrenatural em nome de Jesus!
Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.
Em:27/10/2016.
Autora: Sandra Moura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário