Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos?
Ele respondeu: Não temas! Porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
( 2 Reis 6. 15,16)
Introdução.
Os cristãos estão como ovelhas em meio de lobos e são perseguidos constantemente. Mas, Deus os garante vitória.
Os cristãos estão em perigo como ovelhas em meio de lobos. Jesus Cristo enviou setenta homens para irem adiante de si às cidades que iria passar afim de anunciarem seus ensinos e sua chegada. Todavia, Jesus disse para eles que não seria fácil a caminhada, eles encontrariam inimigos ferrenhos pelo caminho e, Jesus comparou esses inimigos como lobos devoradores, eles seriam como ovelhas em meio de lobos (Lc 10.3).
Os cristãos são perseguidos como por um leão que ruge. A palavra de Deus compara a perseguição do cristão como que por um leão que ruge a caça de sua presa, ela diz: " Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como um leão, buscando a quem possa tragar". Ao nosso redor está os anjos do Senhor nos protegendo, mas, ao nosso derredor está o diabo rondando, espreitando, só esperando o cristão dar uma brecha para que ele possa entrar, fazer desgraça na vida do cristão e destruí-lo; por isso é que a palavra de Deus nos manda estar atentos, vigilantes (I Pedro 5.8).
Os cristãos estão cercador por "cobras" e "escorpiões". Quando os setenta voltaram, vieram com alegria pois até os demônios lhes submetiam, eles expulsaram os demônios, e estes, os obedeceram. Jesus comparou esses demônios como cobras e escorpiões, extremamente perigosos, porém, com a autoridade concedida pelo Senhor Jesus eles podiam pisar essas "cobras" e "escorpiões" e toda força do diabo (Lucas 10.19).
Os cristãos estão envolvidos por "cardos" e "espinhos". Cardos e espinhos, são vegetações secas e espinhosas muito comum em regiões secas ou áridas; ao andar no meio desse tipo de vegetação é impossível não se ferir, por isso a palavra de Deus compara as adversidades da vida como cardos e espinhos, vejamos:" E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras. Ainda que hajam sarças(cardos) e espinhos para contigo, e tu habites com escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus rostos, porque são casa rebelde". Ezequiel foi chamado por Deus para ser profeta aos filhos de Israel que se rebelaram contra Deus. Suas profecias seriam duras e, Deus disse que não seria fácil, que certamente sairia machucado pois ele estava cercado de inimigos comparados por Deus como cardos, espinhos e escorpiões. Mas, Deus disse para Ezequiel que a Sua mão estava sobre ele (Ez 2.6,14).
Os cristãos moram em lugares perigosos. Em Apocalipse 2.13, o Senhor Jesus diz: " Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás. Contudo, reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antípas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita." A igreja de Pérgamo habitava em meio a uma grande idolatria, Pérgamo era o centro da idolatria, lá havia adoração a vários deuses, havia imagens de idolatria por todos os lados. Mas, a igreja do Senhor permanecia fiel na sua fé em Deus mesmo diante de toda a perseguição.
Antípas bispo da igreja de Pérgamo pregava contra a idolatria e por isso foi perseguido e morto, ele foi lançado dentro de uma fornalha que servia para os sacrifícios aos deuses, ele foi queimado vivo; todavia, Antipas foi fiel a sua fé até o fim entregando sua alma em oração ao Senhor Jesus. No Brasil há muita idolatria, porém, há liberdade religiosa, mas, há muitos países a onde os cristãos estão sendo mortos por causa de sua fé.
Vivemos num mundo a onde o maligno impera, há muita maldade, impureza, violência... mas devemos nos manter fiéis ao Senhor Jesus até o fim, pois na nossa fidelidade ganharemos nossas almas(salvação eterna).
Os cristãos são cercados por exércitos celestiais. No texto base dessa mensagem lemos que Elizeu estava cercado por um grande exército de inimigos, a ponto de seu ajudante ficar apavorado, mas, ao redor deles estava um exército maior ainda, o exército do Senhor. Elizeu disse ao seu ajudante: " Não temas! Mais são os que estão conosco do que os que estão com eles". A palavra de Deus diz que o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra (Salmos 34.7).
Os cristãos passam por muitas situações difíceis neste mundo, Jesus alertou aos seus discípulos que não seria fácil viver neste mundo, Ele disse: "No mundo tereis aflições, mas, tende bom ânimo, eu venci o mundo"(João 16.33). Há muitas oposições contra os cristãos neste mundo, pois não somos dele, se fossemos dele, ele nos amaria (palavras do Senhor Jesus); e os opositores usados por Satanás estarão sempre contra os cristãos, todavia, o Senhor promete estar conosco nos dando cobertura e garantindo nossa vitória.
Devemos estar sempre firmes na nossa fé em Jesus e permanecermos fiéis a Ele até o fim, pois grande será a recompensa dos fiéis. A palavra de Deus diz: "Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Entra no gozo do teu senhor". "Então dirá o Rei aos que estiverem a sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuir por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo..."(Mt 25.23,34).
Estamos à caminho para uma nova terra, a onde não haverá mais dor,... nem tristezas, fiquemos firmes na nossa fé em Deus nosso Senhor Jesus Cristo, não perca a esperança pois fiel é Aquele(Deus) que fez a promessa.
Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus!
Mensagem iluminada pelo Santo Espírito de Deus.
Em:28/01/2015.
Tema e tópicos extraídos da Bíblia da Pregadora.
Desenvolvimento: Sandra Moura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário