Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? Que quer dizer: Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste? (Mt 27.46)
Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes. ( Jer 33.3)
Definição: Clamar ( no original- Hebraico) = gritar, bradar, chorar... Esta palavra é usada para expressar "aflição" ou "necessidade"...
Introdução.
No Evangelho de Mateus lemos sobre muitos gritos e clamores, como o grito.
Costumo dizer que o clamor é mais forte(intensidade) do que a oração, pois a oração é a conversa com Deus, é o pedido à Deus. Mas, o clamor é o grito da alma, é a súplica da alma; há diferença entre pedir e suplicar, pois a súplica ou o clamor vai muito mais além do que um simples pedido.
Quando uma pessoa suplica, clama ou grita é porque ela está no auge do desespero, aí, ela se humilha, chora e até se prostra diante daquele a quem ela implora por ajuda.
No texto base dessa mensagem vimos o grito, o clamor de Jesus quando já perto de render seu espírito, naquele momento o Jesus Homem estava se sentindo só, desamparado por Deus. E, a angústia "bateu" em seu coração a ponto dele gritar: "Eli, Eli, lamá sabactâni? Que quer dizer: Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?"
No momento de grande angústia ou aflição a nossa alma grita pra Deus. Quantos de nós em algum momento da vida, em meio a grande aflição, não sentiu vontade de gritar pra Deus; essa vontade de gritar é o grito da sua alma. Jesus sentiu essa necessidade de gritar pra Deus, e ele o fez.
Temos no livro de Mateus exemplos de pessoas que gritaram pra Jesus:
Os dois cegos. Esses cegos não suportavam mais a vida de mendicância, de miséria, dependentes de outras pessoas e da piedade delas. Quando souberam que Jesus estava em sua cidade o seguiram gritando por ajuda e Jesus os atendeu e os curou (Mt 9.27).
O grito dos temerosos(os discípulos). De madrugada em meio à uma ventania e mar bravio, Jesus veio andando sobre as águas, os discípulos vendo aquela cena pensaram ser um fantasma e gritaram de medo, certamente pedindo socorro à Deus. Jesus, imediatamente lhes disse: Não temas! Sou eu!(Mt 14.26). Muitas das vezes ao sentirmos medo gritamos suplicando ajuda para Deus ou para alguém.
Um outro exemplo foi o da mulher cananéia. Para os judeus ela não tinha direito as bênçãos de Deus, pois na concepção deles as bênçãos era para os filhos(no caso, só para os judeus), e aqueles que não eram judeus, eram considerados como cães imundos. E, essa mulher sabia disso, Jesus era judeu, mas, ela não quis saber o seu desespero era muito grande, a sua filha estava terrivelmente endemoniada e, ela foi até a Jesus gritando, suplicando por ajuda e pra sua felicidade, Jesus, não fazia acepção de pessoas, para ele todos eram iguais e o que vinha a ele jamais lançava fora; Jesus ouviu o grito daquela mulher e à atendeu libertando sua filha (Mt 15.22).
Quando gritamos pra Deus suplicando a sua ajuda, ele nos ouve e nos atende. A palavra de Deus diz: "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes" (Jeremias 33.3).
A palavra de Deus diz que Deus faz infinitamente mais tudo aquilo que pedimos ou pensamos. O nosso Deus nos promete responder o nosso clamor e, responder grandiosamente e nos dar além do que imaginamos. Portanto, se você se encontra desesperado, aflito, angustiado..., grite pra Deus, clame a ele que certamente irá te responder e te abençoar em nome de Jesus.
Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus!
Mensagem iluminada pelo Santo Espírito de Deus.
Em: 19/01/2015.
Título e Tópicos extraídos da Bíblia da Pregadora.
Desenvolvimento: Sandra Moura.
Linda mensagem, irmã! Que alegria ler seu blog, Deus a abençoe!
ResponderExcluir