Jesus continuou: Certo homem tinha dois filhos. O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E o pai repartiu os bens entre os dois.
Poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
Introdução.
Nesta mensagem de hoje, o Espírito Santo vai nos mostrar que quando a pessoa se afasta de Deus ela trás para si grandes sofrimentos. E, Ele mostrará também que Deus nosso Pai sente grande alegria quando seu filho retorna para Ele.
Ao ler esta parábola fico à imaginar os pensamentos que passava na mente daquele jovem, certamente ele pensava: "Já estou cansado de receber ordens de meu pai, não posso fazer o que quero, quero viver a minha vida e ser independente." Talvez ele tinha planos de nunca mais voltar para as dependências do pai, pois pediu ao pai a sua parte da herança.
O pai, certamente muito triste, não podia obriga-lo a ficar pois ele já era um homem feito e concedeu o que ele pediu; permitindo assim sua partida. E, aquele jovem foi viver a vida da maneira que queria; no início era tudo uma maravilha, cheio de dinheiro conseguiu muitos "amigos"... muitas mulheres e fazia muitas festas.
Até que todo o dinheiro acabou e aqueles que se diziam seus amigos foram se afastando um após um, e não restou nem um amigo se quer. Aquele jovem se viu só, longe de sua casa paterna, sem ninguém que lhe estendesse a mão. Até que houve naquela terra uma grande fome, e, a sua miséria era tanta, que começou a pedir trabalho, mas o único trabalho que conseguiu foi o de levar os porcos para o pasto, e vendo os porcos se alimentarem, tamanha era a sua fome, que desejou comer da comida dos porcos, mas, ninguém lhe dava nada.
Um dia, ele se lembrou, caiu em si e disse: "Os servos de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome", então ele se arrependeu amargamente por ter se afastado de seu pai e estava disposto a se humilhar diante dele pedindo-lhe o seu perdão, e, que o aceitasse de volta mesmo que fosse como um empregado.
E voltando ele para sua casa, seu pai o avistou de longe e sentiu uma profunda compaixão ao ver o estado de seu filho, certamente magro, descalço, com suas vestes rasgadas, e, correu até a ele o abraçou e o beijou. E aquele jovem ajoelhando-se ante seu pai disse: "Pai, pequei contra o céu, e perante ti, já não sou digno de ser chamado seu filho." Imediatamente o seu pai mandou o seu servo pegar a melhor roupa e vesti-lo, colocou um anel em seu dedo e sandálias em seus pés, e aquele jovem foi restituído de todos os seus direitos, o direito de filho e senhor daquela casa; e seu pai mandou preparar uma grande festa e convidou todos o seu amigos porque grande era a sua alegria por ter seu filho de volta.
Tal qual essa história, acontece nos dias atuais, muitas pessoas, que outrora estavam nos caminhos de Deus, na casa do Pai, deixaram a casa do Pai; elas foram para o mundo achando que seriam felizes; que iriam se dar bem; que seriam livres. No início, tal qual a história do filho pródigo, tudo são flores, o diabo engana essas pessoas direitinho, depois ele começa à escraviza-las, e essas pessoas de príncipes e princesas do Senhor passam a ser escravos e escravas de Satanás.
Talvez , você se afastou de Jesus pensando que ia ser feliz no mundo, pois lá você poderia fazer o que quisesse, enfim, estaria livre para viver sua vida, no início foi até bom, mas depois, tudo desmoronou na sua vida. Pois o diabo faz assim, ele vai dando corda, ele deixa a pessoa a vontade e faz ela sentir uma sensação de bem-estar, e à faz pensar que ela não precisa de Deus para viver; mas logo depois ele começa destruir e escravizar a pessoa, e o sofrimento dessa pessoa é grande, e, ela começa a perceber que era feliz e não sabia.
Talvez isso aconteceu com você, porém o Senhor Jesus te diz hoje: "Volta Pra Casa! Eu te amo e te quero de volta!" O nosso Pai celestial está de braços abertos para te abraçar, te perdoar e lhe dar de volta a alegria da salvação, e se assim você fizer Ele te receberá e haverá uma grande festa no céu.
Talvez, você tem pensado em deixar a casa de seu Pai e Senhor Jesus, todavia o Espírito Santo te alerta hoje: "Não dê ouvidos ao diabo! Ele está te enganando! E a intenção dele é te afastar de Deus e te levar para o inferno."
O Senhor Jesus diz: O ladrão vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e vida com abundância." (João 10.10)
Ele disse também: Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.(João 8.32)
O mundo e seus prazeres escraviza o homem, e sua "alegria" é passageira, a verdadeira felicidade e liberdade está em Jesus Cristo nosso Senhor. Pense nisso!
Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus!
Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.
Em:14/09/2006.
Revisada em: 17/08/2011.
Autora: Sandra Moura.