sexta-feira, 1 de maio de 2015

Exortações do Senhor


Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo- Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.(Gênesis 17.1)

Introdução.
 Para termos vitória e sermos abençoados, precisamos atender e obedecer as exortações do Senhor.

 Na palavra de Deus vemos várias exortações do nosso Deus Pai e do nosso Senhor Jesus para que sejamos abençoados e vitoriosos. Nessas exortações contém condições para que o homem receba a vitória e as bênçãos de Deus. Há a parte do homem e a parte de Deus; a parte do homem é atender e obedecer e a parte de Deus é abençoar, salvar... e dar vitória.
  Jesus diz: "Venha a Mim!"
 Em Mateus  11.28, o Senhor Jesus diz para aqueles que estão cansados, sobrecarregados e oprimidos: "Vinde a Mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." Muitas pessoas estão cansadas e sobrecarregadas pelos problemas e sofrimentos da vida, mas, ao ouvirem o chamado do Senhor Jesus não O atendem; Jesus está chamando, oferecendo uma saída, alívio para suas dores e sobrecargas, mas, mesmo assim essas pessoas insistem em não atendê-lo. Qual será a consequência disso? Simplesmente essas pessoas continuarão no sofrimento, sobrecarregadas... e oprimidas até não aguentarem mais porque não querem atender o chamado do Senhor.
   Jesus diz: "Aprenda de Mim!"
 Em Mateus 11.29, Jesus diz:"...aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas." Jesus é o maior exemplo a ser seguido, exemplo de caráter, de obediência, de humildade, de santidade, de amor, de misericórdia, de perdão... enfim, são muitos os adjetivos do Senhor Jesus; se queremos ser abençoados e vitoriosos temos que imitá-lo e seguir seus ensinos só assim conseguiremos o descanso, ou seja, a paz, a tranquilidade espiritual que precisamos.
   Jesus diz: "Permaneça em Mim!"
Em João 15.4-7, Jesus diz:  "Permanecei em mim e eu permanecerei em vós...Se alguém não permanecer em mim será lançado fora...Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito". Vejam essas condições, para que o Senhor permaneça  em nós temos que permanecer nele, pois sem ele não conseguimos produzir frutos, ou seja, boas ações, boas obras; Jesus disse: "Eu Sou a videira o vós os ramos. Se alguém permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; sem mim nada podeis fazer". E aquele que não permanecer no Senhor será lançado fora, assim como os ramos secos que estão fora da videira para serem queimados no fogo; no Dia do Juízo todos os que estiverem longe do Senhor Jesus, que não permaneceram firmes e fieis a ele até o fim, serão lançados fora de sua presença para o lago de fogo(morte eterna). Precisamos permanecer firmes na fé no Senhor para abençoados, vitoriosos e salvos.
  Jesus diz: "Siga a Mim!"
Jesus disse para Pedro: "Segue-me!" Seguir a Jesus significa, seguir seus ensinos, seus caminhos, seus exemplos... A palavra de Deus diz que há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele é morte. Jesus é o caminho de vida para o homem, ele nos guia por caminhos planos, seguros com Ele você não "tropeça" e não "cai", ou seja, nenhum obstáculo te machucará, você não estará a mercê do perigo em sua caminhada; pois Jesus te conduz em segurança. Muitas pessoas estão se dando mal no caminho que estão andando, estão chegando em lugares de morte e destruição para suas vidas, porque não querem obedecer, atender ao Senhor e andar em seus caminhos.
    O nosso Deus Pai diz: "Ande na Minha Presença!"
 Isto é, não se afaste de Mim, não fique longe de Mim. Quando Deus apareceu para Abrão, o Senhor Deus disse para ele:"...anda na minha presença, e sê perfeito"(Gn17.1). Para que Abraão fosse abençoado e vitorioso como Deus lhe prometera, ele tinha que andar em Sua presença e ser perfeito, ou seja, ele jamais poderia se afastar de Deus, ser inocente, isto é, justo, sem nada que desabonasse sua pessoa e conduta; ele teria que ser irrepreensível. E Abraão, outrora Abrão atendeu, obedeceu a exortação do Senhor e foi abençoado extraordinariamente.
 Muitas pessoas querem o extraordinário de Deus em suas vidas, mas, não querem andar na presença do Senhor, junto com Ele em seus caminhos e preceitos; dessa forma não serão abençoadas e vitoriosas; não desfrutarão da presença eterna de Deus(salvação eterna).
   O Senhor Jesus diz: "Lembre-se de Mim!"
Em Lucas 22.19, Jesus está instituindo a Santa Ceia em Sua memória. Na caminhada do cristão há muitas alegrias e felicidade, mas, também há muitas aflições e perseguições; e muitas das vezes o cristão se sente desanimado, injustiçado... mas, nessa hora temos que lembrar do sofrimento que Jesus passou por nós para que tenhamos a vida eterna, de que Ele sofreu muito mais por nós. Quando lembramos do Senhor Jesus e de tudo que ele passou as nossas forças são redobradas para seguir a nossa caminhada rumo a vitória e a salvação eterna; e quando chegar o Grande Dia do Senhor veremos que valeu a pena todo sofrimento e perseguição.
   O nosso Deus  diz:" Olhe para Mim!"
 Em Hebreus 12.2, diz: "Olhando firmemente para Jesus o autor e consumador da nossa fé". A palavra de Deus diz também: "Olhai para Mim e sereis salvos!" No momento de adversidade o segredo é olhar pra Jesus o criador da nossa fé, aquele que irá consumar, ou seja, fazer na sua vida aquilo que você espera. Quando deixamos de olhar para Jesus, começamos a olhar somente para as circunstâncias ao nosso redor, ou seja, para nossos problemas, aí, começamos a duvidar e a ser "submergidos" pelos nossos problemas, como aconteceu com o discípulo Pedro, enquanto ele estava olhando para Jesus o impossível estava acontecendo, ele estava andando sobre as águas, mas, quando ele deixou de olhar para o Senhor, ele começou a olhar para as ondas e começou a afundar porque a dúvida entrou em seu coração.
 Muitas pessoas estão "afundando",  sendo  "sufocadas", isto é, vencidas pelos seus problemas, porque deixaram de olhar ou não estão olhando para Jesus. É preciso olhar para Jesus para ser abençoado e vitorioso. Vimos nessa mensagem várias exortações do nosso Deus, várias condições para sermos abençoados e vitoriosos, faça a sua parte, atenda e obedeça ao Senhor e Ele fará a parte dele te abençoando extraordinariamente.

 Que Deus te abençoe extraordinariamente em nome de Jesus!

Mensagem iluminada pelo Santo Espírito de Deus.
Em:09/02/2015.
Tópicos: extraídos da Bíblia da Pregadora.
Desenvolvimento: Sandra Moura. 
 
  

A Atitude de Deus Ante a Reincidência Pecaminosa e a Ingratidão no Velho Testamento



 Antes de tudo quero dizer que o caráter e os princípios de Deus são imutáveis.

 Estava meditando hoje a palavra de Deus e li algo que me impressionou, a respeito da atitude de Deus ao povo de Israel. A passagem está em Juízes 10. 6-16, que diz: "Tornaram os filhos de Israel a fazer o que era mal perante o Senhor e serviram aos baalins, e a Astarote, e aos deuses da Síria...; deixaram o Senhor e não o serviram.
 
Acendeu-se a ira do Senhor contra Israel, e entregou-os nas mãos dos filhisteus e nas mãos dos filhos de Amom., os quais, nesse mesmo ano, vexaram e oprimiram o povo de Israel por dezoito anos...
  Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, dizendo: Contra ti havemos pecado, porque deixamos o nosso Deus e servimos aos baalins.
  "Porém o Senhor disse aos filhos de Israel: Quando os egípcios, e o amorreus, e os filhos de Amom, e os filhisteus... vos oprimiam, e vós clamáveis a mim, não vos livrei eu das suas mãos?
  Contudo, vós me deixastes a mim e servistes a outros deuses, pelo que não vos livrarei mais.
  Ide e clamai aos deuses que escolhestes; eles que vos livrem no tempo do vosso aperto".
  Ao ler esta resposta de Deus ao povo de Israel, pude perceber que até Deus se cansa de tanta reincidência em pecar e de ingratidão. Há pessoas que sabem que estão pecando, que estão desagradando a Deus, mas continuam fazendo a mesma coisa, quando se dão mal choram, se arrependem... Deus perdoa... e logo depois tornam a fazer a mesma coisa, algumas chegam a dizer: Deus é amor!
  Verdadeiramente Deus é amor e a sua misericórdia dura para sempre. Mas, a palavra de Deus também diz que Ele também é fogo consumidor; e isso, não mudou e não muda.
  Continuando o texto sagrado: ante a resposta de Deus o povo de Israel disse ao Senhor: "Temos pecado; faze-nos tudo quanto te perecer bem; porém, livra-nos ainda esta vez, te rogamos.
  E tiraram os deuses alheios do meio de si e serviram ao Senhor; então, já não pôde Ele reter a sua compaixão por causa da desgraça de Israel."
  Ao meditar a atitude do povo de Israel diante do Senhor pude ver que Deus não rejeita a um coração verdadeiramente arrependido; um coração verdadeiramente arrependido se humilha diante de Deus e deixa o seu pecado, a palavra de Deus diz que aquele que confessa o seu pecado e o deixa, alcança misericórdia. E foi o que o povo de Israel fez, se humilhou, mesmo ante a recusa do Senhor, e tirou de suas vidas e de suas casas o que desagradava à Deus e Deus não pôde se conter, os perdoou e os livrou.
  Diante desse texto e dos acontecimentos nele narrados, posso dizer que Deus não muda; a sua misericórdia dura para sempre, a um coração quebrantado e contrito o Senhor não despreza, Ele é amor... Todavia não podemos esquecer que Ele é Fogo Consumidor, ou seja, ele é Justiça, e o seu caráter e princípios são imutáveis.
  Tomemos o cuidado para não abusar do amor e da misericórdia de Deus a ponto dele se cansar das nossas atitudes como aconteceu com o povo de Israel. A palavra de Deus diz que de Deus não se zomba, tudo que o homem plantar(atitude), ele colherá(consequência).



Que Deus abençoe a todos em nome de Jesus!


Por: Sandra  Moura


 

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...