segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ingratidão e Rebelião a Causa de Muitos Sofrimentos



Cantai alegremente a Deus, nossa fortaleza; celebrai o Deus de Jacó.
Isto é um preceito para Israel, e uma ordenança do Deus de Jacó.
Diz ele: Tirei dos seus ombros a carga; as suas mãos foram livres dos cestos.
Clamaste na angustia e te livrei, respondi-te do lugar oculto dos trovões; provei-te nas águas de Meribá.
Ouve-me, ó povo meu, e eu te admoestarei; há Israel, se tão-somente me ouvisses!
Não haverá entre ti Deus estrangeiro; não te prostrarás ante um Deus estranho. Eu sou o teu Deus, que te tirei da terra do Egito...
Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz; Israel não me quis. Pelo que eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram segundo os seus próprios conselhos.
Se meu povo tão-somente me ouvisse, se Israel andasse nos meus caminhos, de pronto eu abateria os seus inimigos...Eu te sustentaria com o trigo mais fino; com o mel saído da rocha te saciaria.( Salmos 81)


Introdução.
Muitos questionam o por que de seus sofrimentos  e não percebem que suas más atitudes são a causa de muitos deles. 


O texto base dessa mensagem fala da exortação de Deus ao povo de Israel que se rebelou contra ele e se tornou ingrato. Uma das piores dores que existe é a dor da ingratidão e rejeição; a pior coisa para um pai ou uma mãe é quando seu filho ou filha se rebela desobedecendo sua autoridade e torna-se ingrato.
O povo de Israel agiu assim contra nosso Deus e Pai, depois de usufruir das bênçãos do Senhor, de ser liberto e cuidado por ele se tornou ingrato, dando as costas para Deus o desprezando, o desobedecendo, indo após outros deuses e se prostrando ante a eles.
  E Deus neste texto exorta: "Ó Jacó(Israel) me ofereçam louvores de gratidão, louvem e adorem somente a mim, pois Eu Sou o único Deus e não há outro; mas, Israel, não quis ouvir ao Senhor, e, Deus os entregou aos seus próprios caminhos, isto é, os deixou por sua própria conta e permitiu que Israel fosse subjugado, escravizado pelos seus inimigos. 
  Muitos dizem que Deus não castiga, isto é, que não disciplina, mas quem fala isso não conhece a Bíblia. Se você ler o livro do profeta Isaías, do 1º capítulo em diante, você poderá ver que Deus castiga sim; pois Ele mesmo diz: "Reconhece, porém, em teu coração, que como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o Senhor teu Deus."(Deuteronômio 8.5), essas palavras foram ditas para o povo de Israel, e, também servem para nós, pois somos o Israel de Deus pela fé.
   O povo de Israel sofreu por causa de suas más atitudes, e, Deus os disciplinou através de seus inimigos permitindo que estes os escravizassem. Essa disciplina foi para correção do povo, para que através daquele sofrimento Israel se voltasse para Deus, e, assim sucedia, Israel sofria, se arrependia e se voltava para Deus, e, Deus em sua infinita misericórdia os ouvia e se voltava para eles os livrando de seus inimigos.
  E, hoje em dia  não tem sido diferente, muitos depois de provarem o amor de Deus e as suas bênção, por causa de um problema ou outro, por causa do pecado e dos prazeres desse mundo... têm se rebelado contra Deus, dando as costas para Ele, o desprezando e o desobedecendo. Essas pessoas têm agido de maneira contrária a Palavra de Deus, e Deus tem permitido que os sofrimentos atinjam suas vidas para que assim elas acordem e se voltem para Ele; pois tem pessoa que só se quebranta através do sofrimento, só assim, ela se volta para Deus. 
  Parece até uma maldade da parte de Deus, mas não é. Deus nos trata como filhos; assim como os pais castigam os seus filhos quando fazem algo de errado, da mesma forma o nosso Deus nos trata, é a maneira que Ele tem de nos dar umas palmadas. A vontade de Deus não é que o homem sofra, muito pelo contrário, Ele sofre quando tem que discipliná-lo; você pode perceber isso quando ele se lamenta nos versículos 8 e13 do texto base desta mensagem, quando Ele diz:"Ó! Israel, se me ouvisses! Se Israel tão somente me ouvisse, se andasse nos meus caminhos, de pronto Eu abateria os seus inimigos... Eu o sustentaria com o trigo mais fino; e com o mel saído da rocha te saciaria." 
  Essa é a vontade de Deus para nós, o melhor. Ele fez o homem e o colocou em um jardim maravilhoso, todas as tardes o homem  desfrutava da visita de Deus naquele lindo jardim, mas , o homem desobedeceu as ordens de Deus e como castigo foi expulso daquele maravilhoso jardim.
  Muitas pessoas têm perdido a bênção da presença de Deus em suas vidas por causa da desobediência às suas ordens, mas Deus exorta o seu povo para que se arrependam e se voltem para Ele, para que sejam salvos, abençoados e felizes. 
  Talvez caroª leitorª, você tem sofrido por causa de sua desobediência, por ter dado as costa para Deus e indo para outros caminhos que Ele te ordenou que não fosse, rebelando-se assim contra Deus. Acorde! amadoª de Jesus, arrependa-se e volte-se para Deus, pois ele te ama, ele quer o melhor para você, ele quer te salvar, te abençoar e cuidar de você, mas, ele só poderá fazer isso se você deixar e se voltar pra ele, pois ele não te obriga a segui-lo, a decisão é sua. 
  Deus te convida hoje ao arrependimento, faça isso enquanto á tempo pois o dia de amanhã não nos pertence. Hoje, estamos vivos e podemos tomar decisões, amanhã, não sabemos. Se você morrer hoje ou amanhã, se Jesus vier hoje ou amanhã, você será salvo e irá para o céu morar com ele ? Pense nisso caroª amigoª.
 


Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus!


Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.
Em:01/07/2011.
Autora: Sandra Moura.

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...