segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Como Enfrentar o Sofrimento e a Perseguição


Ó Deus do meu louvor, não te cales, pois a boca do ímpio e a boca fraudulenta, estão abertas contra mim; têm falado contra mim uma língua mentirosa.
Cercam-me com palavras odiosas, e pelejam contra mim sem causa.
Em paga da minha amizade me acusam,
mas eu sou um homem de oração.
(Salmos 109. 1-4) Salmo de Davi.

Introdução.
Diante do sofrimento e da perseguição muitas das vezes nos sentimos impotentes. Mas, para vencer-mos precisamos olhar para o nosso alvo, que é Jesus, o autor e consumador da nossa fé.

  Para enfrentar o sofrimento e a perseguição é preciso ser um homem e uma mulher de oração. Davi diante das dificuldades, dos sofrimentos e das perseguições que enfrentou não usou de outro subterfúgio a não ser o da oração, ele sabia que através da oração seria socorrido, ajudado por Deus; não tem outra maneira para se chegar a Deus e assim fazer seus pedidos a não ser pela oração, a oração é a nossa comunicação com Deus. 
 O rei Davi venceu todos os seus inimigos porque era um homem de oração. O próprio Deus nos adverte a orar, ele diz: "Clama a mim e responder-te-ei. E anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes."(Jeremias 33.3)
  Para enfrentar o sofrimento e a perseguição é preciso ser humilde. A humildade de espírito, isto é, um coração humilde chama a atenção de Deus; precisamos nos humilhar diante de Deus e reconhecer que sem Ele não somos nada, não conseguiremos nada. Há pessoas que acham que são auto-suficientes, que são capazes de vencer o mal, a adversidade sozinhas e não têm a humildade de se chegar a Deus e pedir socorro; Jesus disse:"Sem mim nada podeis fazer".(João 15.5b)
  Para enfrentar o sofrimento e a perseguição é preciso ser manso. Muitas das vezes as pessoas querem devolver a afronta que sofrem da mesma forma, tem crente que diz: "Mexeu comigo levou! Sou convertido, mas a minha mão não é! E, não é isso que Jesus nos ensinou; Jesus nos diz:"Se alguém bater em sua face oferece a outra", isto é, não revide, não vá rolar no chão em pancadaria, isso não fica bem para um cristão, simplesmente engula a seco a afronta, saia de perto se possível, pessa a Deus forças para não revidar e deixe que Deus fará justiça por você.
Jesus diz que os mansos herdarão a terra, isto é, será abençoado, receberá a herança de Deus que é a Canaã Celestial, o Céu; agindo assim com certeza seremos consolados e abençoados.(Mateus 5.3-5)
  Para enfrentar o sofrimento e a perseguição é preciso aguardar com paciência aquilo que se espera. A palavra de Deus diz: "Mas se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos."(Romanos 8.25). O salmista Davi falou: "Esperei com paciência pelo Senhor...e ele ouviu o meu clamor."(Salmos 41.1), o rei Davi diz neste Salmo que ele esperou com paciência pelo tempo do Senhor e Ele atendeu o seu clamor. 
 Muitas das vezes queremos que Deus resolva os nossos problemas e, que responda as nossas orações no nosso tempo, e, não é assim que funciona, é na hora e no tempo determinado por Deus, pois Ele é o nosso Senhor e não ao contrário, Ele é quem manda.
  Para enfrentar o sofrimento e a perseguição é preciso não desfalecer, isto é, não enfraquecer. Não podemos permitir que a fraqueza espiritual tome conta do nosso coração, precisamos buscar a força de Deus para a nossa vida através da oração, do jejum e da meditação da Palavra de Deus, pois Ele é a nossa força! A palavra de Deus diz: "Tudo posso naquele que me fortalece!
(Filipenses 4.13). A palavra de Deus também diz: "Se te mostras fraco no dia da angustia, quão pequena é a sua força."(Provérbios 24.10).
  E para não desfalecermos no momento do sofrimento e da perseguição é preciso olhar para Jesus. Jesus Cristo é o nosso alvo, ele é o autor e consumador da nossa fé. A palavra de Deus diz:"...olhando firmemente para Jesus, o autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a ignomínia(infâmia), e está a destra do trono de Deus. Considerai aquele, Jesus, que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas."(Hebreus 12.2,3). O Senhor Jesus disse:"O discípulo não é melhor ou maior que seu Mestre..." se Ele foi odiado, seremos também, se Ele foi perseguido, seremos também". Mas, Ele diz:"Alegrai-vos e regozijai-vos porque grande é o vosso galardão nos céus."(Mateus 5.11,12;10.25), se considerarmos o que Jesus passou, com certeza não desfaleceremos, pois Ele mesmo disse:"Eu venci o mundo."(João 16.33)
  Caroª leitorª, não importa o tamanho do seu sofrimento e da perseguição que você tem enfrentado, Jesus é maior! Entregue nas mãos Dele a sua causa, ore a Ele, busque a humildade e a mansidão, espere com paciência pelo tempo do Senhor, não desfaleça o seu coração,  não olhe para o tamanho do seu problema, do seu inimigo, olhe para Jesus, creia Nele e você será um vencedor, uma vencedora em nome de Jesus.

Que Deus te abençoe abundantemente!!

Mensagem iluminada pelo Espírito de Deus.
Em:30/08/2010.
Autora: Sandra Moura.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Não Jogue Palavras ao Vento (Ilustração)


Certo dia, uma senhora ia passando pela rua quando viu através da janela, uma cena terrível: O seu pastor estava correndo atrás da esposa com uma vassoura. Escutava seu grito e a via correndo para tentar escapar. Indignada, contou isso a várias pessoas, E em pouco tempo toda cidade já sabia do acontecido.
A liderança da Igreja, diante do fato. Reuniu-se e tomou a decisão de desligar o pastor do seu ministério. Ele aceitou a decisão sem argumentar, apenas pediu para fazer um culto de despedida. No dia marcado depois da mensagem, o pastor convidou sua esposa para o púlpito para que ela explicasse às pessoas porque ele estava sendo afastado do seu ministério.
Ela então explicou: "Meu marido está sendo desligado por ter me espancado( pelo menos foi esse o motivo alegado para o seu desligamento); Mas o que realmente aconteceu foi que, quando eu fazia a faxina da casa, apareceu um rato que começou a correr pelo cômodo.Eu comecei a gritar e a correr. Meu marido apanhou uma vassoura e começou a correr atrás do rato para o matar. Por isso estamos indo para outra cidade, mas gostaria que a pessoa que espalhou a falsa notícia sobre meu espancamento viesse até aqui, pois estamos prontos a perdoá-la pelo engano cometido."
Todos os presentes sabiam quem havia espalhado a mentira, por isso aquela senhora não teve outro jeito, senão ir até lá e pedir perdão. Então o pastor lhe disse: "Eu a perdoo, mas a irmã terá que cumprir um pedido que vou fazer, tudo bem?"
Ela concordou. Assim o pastor deu-lhe a seguinte incumbência: "Apanhe um travesseiro de penas, vá até o alto do morro num dia de vento forte e solte todas as penas no ar. No dia seguinte, volte e recolha todas as penas sem perder nenhuma e recomponha o travesseiro para ele ficar do jeito que era antes."
A mulher respondeu: "Ah, pastor, isto é impossível! Depois que o vento espalhar eu não conseguirei mais ajuntá-las."
O pastor então disse: "Pois foi exatamente o que a senhora fez com minha vida! Eu nunca mais terei o mesmo respeito das pessoas desta cidade, Por isso estou indo embora.
"Mas nenhum homem pode domar a língua, É um mal que não se pode refrear, está cheia de peçonha mortal." (Tiago 3. 8) "Meus irmãos, não convém que isto se faça assim." (Tiago 3. 10 b)
(Extraído)

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A GRANDEZA DO MAR (Ilustração)


Você sabe porque o mar é tão grande? Tão poderoso? Porque teve a humildade de se colocar alguns centímetros abaixo de todos os rios.
Se o mar quisesse ser o primeiro, centímetros acima de todos os rios, não seria mar, mas sim uma ilha. E toda sua água iria para os outros, e ele estaria isolado.
A perda faz parte.
A queda faz parte.
A morte faz parte.
Precisamos aprender a perder, a cair, a errar e a morrer.
Impossível ganhar sem saber perder.
Impossível andar sem saber cair.
Impossível acertar sem saber errar.
Impossível viver sem saber viver.
Se aprender a perder, a cair, a errar, ninguém mais o controlará. Porque o máximo que poderá acontecer a você é cair, errar e perder. E isto você já sabe.
Bem aventurado aquele que já consegue receber com a mesma naturalidade o lucro e a perda, o acerto e o erro, o triunfo e a queda, a vida e a morte.

"Tomem sobre vocês o meu jugo a aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para vossas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."
(Mateus 11.29-30)


(Extraído)

Postagem em destaque

Busque o Renovo no Senhor!

Por isso não desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja desgastado, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. ( II Coríntios 4...